MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Legal Design otimiza tempo e reduz custos, explica advogada
Ferramenta

Legal Design otimiza tempo e reduz custos, explica advogada

Metodologia reduz custos, otimiza processos, potencializa alta performance e uniformiza a comunicação

Da Redação

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Atualizado às 10:41

O cenário jurídico contemporâneo, marcado por demandas cada vez mais complexas, exige soluções inovadoras. Nesse contexto, o Legal Design surge como uma alternativa poderosa para otimizar questões jurídicas, oferecendo uma abordagem holística que combina princípios de design thinking, visualização de dados e comunicação eficaz. 

Um estudo do Legal Design Lab, da Universidade de Stanford, mostrou que a aplicação de técnicas de design e comunicação visual pode resultar em economias substanciais de otimização e custos em processos jurídicos, com alguns casos relatando reduções de até 80% no tempo de revisão de documentos legais. Entretanto, a área é relativamente nova no Brasil e muitos profissionais do direito ainda não estão familiarizados com suas ferramentas. 

 (Imagem: Freepik)

Causídica ressalta cinco possibilidades para o uso do Legal Design no meio jurídico.(Imagem: Freepik)

Para Mabel Guimarães, líder do time de Legal Design do Urbano Vitalino Advogados, a cultura jurídica tradicional é resistente a mudanças e novas ideias, o que retarda a adoção de métodos inovadores como o Legal Design.

"É essencial vencer o medo do desconhecido e promover a adoção de novas abordagens para aprimorar a excelência dos serviços jurídicos. Atualmente, há uma receptividade maior para receber essas transformações."

A metodologia pode ser estratégica e econômica. Observe abaixo cinco possibilidades de como a aplicação do Legal Design pode simplificar e aprimorar demandas de alta complexidade no meio jurídico: 

1. Visualização de dados complexos

Em litígios comerciais ou investigações regulatórias, habitualmente reconhecidos como confusos, é comum lidar com grandes volumes de dados e informações. O Legal Design oferece a capacidade de visualizar esses dados de maneira clara e intuitiva, por meio de gráficos, infográficos e diagramas. Isso não apenas facilita a compreensão dos detalhes do caso, mas também ajuda na identificação de padrões, tendências e insights que podem ser cruciais para a estratégia legal. 

2. Comunicação efetiva com as partes interessadas

Em demandas de alta complexidade, é fundamental que todas as partes interessadas compreendam os detalhes do caso e estejam alinhadas com as estratégias legais. O Legal Design oferece ferramentas para comunicar informações legais de forma aberta e acessível, utilizando linguagem simples, gráficos e ilustrações. Isso não apenas promove uma comunicação mais eficaz entre os advogados e seus clientes, mas também facilita a colaboração entre equipes multidisciplinares e partes externas, como peritos e juízes. 

3. Facilitação de processos participativos

Em situações de grande desafio que abrangem diversas partes e interesses conflitantes, o Legal Design pode ser empregado para simplificar processos participativos, como mediação e negociação. Por meio de técnicas de design thinking e facilitação visual, os advogados podem criar ambientes colaborativos que incentivam o diálogo, a criatividade e a busca por soluções inovadoras para resolver disputas complexas, enquanto a identidade visual reforça a comunicação e a compreensão das informações envolvidas. 

4. Empoderamento dos clientes

Ao utilizar o Legal Design, os advogados podem capacitar seus clientes a entender melhor seus direitos, opções legais e o progresso de seus casos. Isso não apenas fortalece o relacionamento advogado-cliente, mas também permite que os clientes participem ativamente do processo legal, tomando decisões informadas e contribuindo para o sucesso de suas demandas. 

5. Redução de erros e custos

Por fim, o Legal Design pode ajudar a reduzir erros e custos associados a demandas de incompreensibilidade, aumentando a eficiência e a precisão do trabalho jurídico. Ao simplificar a compreensão e análise de informações complexas, os advogados podem evitar mal-entendidos, retrabalho e custos desnecessários, garantindo uma representação legal de alta qualidade de forma mais acessível para seus clientes. 

Urbano Vitalino Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas