Migalhas Quentes

Obra em homenagem ao desembargador Fernando Ximenes é lançada no CE

O livro "Estudos de Direito Público em homenagem ao desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha" será lançado amanhã, dia 12/12.

11/12/2024

Amanhã, dia 12/12, às 17h, será lançado o livro "Estudos de Direito Público em homenagem ao desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha", na Esmec - Escola Superior da Magistratura do Ceará (rua Ramires Maranhão do Vale, nº 70, bairro Edson Queiroz). A obra, com prefácio do ministro Luiz Edson Fachin, e organizada pelo desembargador Francisco Luciano Lima Rodrigues, diretor da Esmec, celebra os 30 anos de magistratura do decano do TJ/CE.

Durante o evento, ocorrerá um diálogo entre os professores Martônio Mont’Alverne Barreto Lima e Raquel Cavalcanti Ramos Machado. Eles abordarão os 36 anos da Constituição Federal brasileira.

O lançamento da obra acontece amanhã, dia 12/12, às 17h, no Ceará.(Imagem: ASCOM/TJCE)

Homenageado

Fernando Luiz Ximenes Rocha é bacharel em Direito pela UFC - Universidade Federal do Ceará, desde 1977. Em 2001, concluiu mestrado em Direito pela mesma instituição. Tornou-se desembargador do TJ/CE em outubro de 1994, pelo quinto constitucional na vaga reservada aos advogados. Ao longo de três décadas, exerceu diversas funções, tendo ocupado a presidência do TJ/CE, no biênio 2007-2009, e a diretoria da Esmec, no biênio 1997-1998. No TRE-CE, exerceu as funções de presidente, de janeiro de 2003 a janeiro de 2005, e de vice-presidente e corregedor, no período de junho de 2002 a janeiro de 2003.

Atualmente, o integrante mais antigo do TJ/CE preside a Seção de Direito Público e a 1ª Câmara de Direito Público, além da Comissão de Regimento, Legislação e Jurisprudência do TJ/CE.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025