Migalhas Quentes

Arnone Advogados Associados é reconhecido por atuação na área ESG

Escritório jurídico recebe Moção de Honra e Louvor, fortalecendo seu compromisso com sustentabilidade e governança ética.

11/12/2024

A participação do Arnone Advogados Associados no evento de lançamento da FPESG - Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional marcou mais um capítulo na história do escritório, que reafirma seu protagonismo na integração das diretrizes ESG no cenário jurídico brasileiro.

Representado pela advogada Caroline D'Agostino, diretora jurídica, o escritório foi agraciado com uma "Moção de Honra e Louvor" em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento sustentável e a governança ética.

"A Moção que recebemos não é apenas um reconhecimento, mas também uma renovação do compromisso do Arnone Advogados com a construção de um futuro mais justo e responsável. Nosso objetivo é alinhar o direito às práticas de ESG, transformando desafios em oportunidades concretas para a sociedade e nossos clientes", destacou Caroline D'Agostino, que também foi reconhecida por liderar o departamento jurídico da Revista Global ESG, lançada durante o evento.

Protagonismo jurídico e conexão com o ESG

O evento, que celebrou os 20 anos do ESG, reuniu lideranças dos Três Poderes, representantes da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, destacando o papel de instituições como o Arnone Advogados Associados na promoção da sustentabilidade. A atuação do escritório, representado no evento também por outros advogados agraciados, como Gregory Salgueiro, Fernando Parente e André Vinícius Silva Pinto, foi amplamente reconhecida por sua capacidade de integrar soluções jurídicas às demandas de um mercado cada vez mais focado em práticas ambientais, sociais e de governança.

"O direito é uma ferramenta poderosa de transformação e utilizar essa força para promover um impacto positivo no ambiente corporativo e no fortalecimento da governança socioambiental e ética no Brasil é uma missão desafiadora, mas gratificante," afirmou Alexandre Arnone, fundador do Instituto Global ESG, chairman do Grupo Arnone, sócio nominal e líder há mais de 25 anos da Arnone Advogados.

Caroline D'Agostino e Sóstenes Marchezine.(Imagem: Divulgação)

Reconhecimento com a Comenda Kofi Annan

Além da Moção de Honra e Louvor, a Arnone Advogados foi uma das entidades agraciadas com a "Comenda 'Busumuru' Kofi Atta Annan – O Homem do Planeta", reforçando seu papel como referência em práticas ESG no setor jurídico. A homenagem, assinada pelo deputado federal Flávio Nogueira, presidente da FPESG, simboliza o impacto transformador do escritório na área de governança socioambiental e sustentabilidade. A honraria tem o aval da família do saudoso Kofi Annan e é homologada internacionalmente pela Kofi Annan Foundation, numa parceria formal entre a fundação, o Instituto Global ESG, no contexto do movimento interinstitucional ESG na Prática.

"A Comenda Kofi Annan é um marco que reconhece o alinhamento entre ética e estratégia. Continuaremos a apoiar iniciativas que elevem os padrões de transparência e inclusão em todas as esferas", declarou Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG, secretário-executivo da FPESG e sócio-diretor da Arnone Advogados.

Lançamento da Revista Global ESG

O evento também contou com o lançamento da primeira edição da Revista Global ESG, uma publicação que celebra iniciativas e estudos relacionados às práticas ESG. Caroline D'Agostino, que atua como diretora jurídica da revista, destacou a relevância do material como ferramenta de disseminação de conhecimento:

"A Revista Global ESG é um convite à reflexão e à ação, conectando diferentes setores em torno de um propósito comum: transformar o Brasil em um modelo de sustentabilidade", afirmou.

Confira aqui a versão digital da revista.

Um futuro pautado na sustentabilidade

A FPESG, que já reúne mais de 200 parlamentares de todos os estados e regiões do Brasil, representa uma plataforma suprapartidária para a promoção de políticas públicas que priorizem a sustentabilidade ambiental, o impacto social positivo e a governança ética. O colegiado conta com a participação de todos os partidos com representação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Durante o evento, os 20 Princípios Norteadores do MRESG - Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável, que traçam uma visão estratégica para os próximos 20 anos, denominado ESG20+, foram apresentados e estão disponíveis aqui.

Outro marco relevante foi a apresentação interinstitucional da campanha "Sustentabilidade: O futuro a gente faz agora", uma parceria do movimento ESG na Prática com o CNJ, por meio da sua Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. O conteúdo da campanha, que foca na interlocução do Judiciário e do sistema de justiça com a governança socioambiental, pode ser conferida aqui.

"A Arnone Advogados continuará liderando iniciativas que conectem o Direito aos desafios contemporâneos, contribuindo para a construção de um Brasil mais sustentável e socialmente responsável", concluiu a advogada Caroline D'Agostino.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025