Migalhas Quentes

Por nomear servidores fantasmas, CNJ aplica disponibilidade a desembargador

Decisão foi tomada em sessão ordinária, com divergências sobre a prescrição do caso.

12/12/2024

O CNJ determinou pena de disponibilidade de 60 dias a desembargador do TJ/MG. Ele foi acusado de solicitar cargos comissionados para dois parentes no Legislativo mineiro em troca de influência na escolha de lista tríplice para o cargo de desembargadora do tribunal.

A decisão foi proferida na 16ª sessão ordinária, nesta terça-feira, 10, no julgamento relatado pela conselheira Daniela Madeira. O conselheiro Bandeira de Mello discordou, alegando prescrição do PAD.

A relatora rejeitou o argumento, afirmando que o prazo conta da data em que o órgão disciplinar tomou ciência do fato, e não do conhecimento no STJ.

CNJ aplica pena de disponibilidade a desembargador que negociou a nomeação de parentes.(Imagem: G. Dettmar/Ag. CNJ)

Segundo o MPF, os parentes do desembargador eram “servidores fantasmas”, sem exercer as funções dos cargos.

A conselheira apontou que os autos do MPF incluíam a solicitação de cargos, além de indicar que a esposa do magistrado ocupava função na Câmara de Belo Horizonte desde março de 2015.

“Em diálogos interceptados com autorização judicial, todos datados de novembro de 2015, é demonstrada a movimentação do magistrado para que a sua esposa deixasse as funções exercidas na Câmara Municipal e fosse nomeada em algum outro cargo da administração pública”, afirmou.

O corregedor nacional de Justiça, ministro Campbell Marques, relembrou sua posição à época do julgamento no STJ, defendendo a competência do CNJ.

“No meu entendimento, a conduta era de todo reprovável sobre ponto de vista administrativo”, concluiu.

O processo tramita sob segredo de Justiça.

Com informações do CNJ.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CNJ endurece pena de juiz do RJ que se ausentou 104 dias e cedeu token

11/12/2024
Migalhas Quentes

CNJ aposenta desembargadora do TJ/BA envolvida em rachadinha

11/12/2024
Migalhas Quentes

CNJ mantém juiz afastado por suspeita de tentativa de golpe de Estado

11/12/2024

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025