Migalhas Quentes

OAB/SP moderniza regras digitais com o Projeto Sandbox Regulatório

Iniciativa promoverá a adaptação da advocacia às demandas tecnológicas, preservando a ética e ampliando o acesso à justiça.

14/1/2025

Na última sessão do Conselho Pleno de 2024, ocorrida em 2/12, a OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo divulgou os resultados do "Projeto Sandbox Regulatório", iniciativa criada em 2023 para modernizar as regras de divulgação de serviços jurídicos em plataformas digitais à luz das transformações tecnológicas do setor.

Sob a relatoria da conselheira estadual Rebeca de Macedo Salmazio, o Sandbox Regulatório estabelece um ambiente supervisionado para avaliar os modelos de atuação, especialmente de pessoas físicas, em plataformas digitais.

O objetivo é garantir a conformidade com o Estatuto da Advocacia e da OAB, o Código de Ética e o provimento 205/21, do Conselho Federal da OAB, que dispõe sobre a publicidade e marketing jurídico na advocacia.

Durante o período, as plataformas foram avaliadas por grupos de trabalho, e os relatórios finais consolidaram recomendações que visam modernizar a regulamentação sem comprometer os princípios éticos da advocacia.

Entre as medidas propostas no relatório final, destacam-se:

OAB/SP busca modernizar regras para o uso de plataformas digitais por meio dos resultados obtidos com o Projeto Sandbox Regulatório.(Imagem: Mateus Sales (OAB/SP))

A iniciativa contou, ainda, com revisão técnica de Solano de Camargo, presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial, e de Renato Mandaliti, vice-presidente da Comissão de Tecnologia e Inovação. Ambos reforçaram a importância de adaptar as normas às demandas da era digital, sem prescindir da ética e da qualidade dos serviços jurídicos.

O presidente da OAB/SP, Leonardo Sica, que na época ocupava o cargo de vice-presidente, destacou a importância do trabalho conduzido pela Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional no desenvolvimento do projeto.

"Foi um trabalho árduo que buscou regulamentar princípios e conceitos para permitir o uso de plataformas digitais na aproximação entre advogados e clientes, sempre alinhado aos preceitos éticos da nossa profissão", afirmou.

Segundo ele, a iniciativa reforça o compromisso da Ordem em equilibrar inovação e ética, promovendo uma advocacia moderna e acessível.

Os resultados do projeto foram apresentados ao Conselho Secional, que aprovou por unanimidade a proposta de criação de um Grupo de Trabalho Interdisciplinar para a elaboração do regramento específico para a matéria, com a necessidade de serem contemplados os 19 princípios e requisitos mínimos definidos pelo relatório final do Projeto Sandbox. 

Com esses avanços, a OAB/SP reafirma seu compromisso com a inovação no setor jurídico, promovendo a modernização da advocacia enquanto preserva os valores éticos e as necessidades da sociedade.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025