O vice-presidente da República e ministro do MDIC - Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi contemplado, na última terça-feira, 4, com a medalha "Busumuru" Kofi Atta Annan - O Homem do Planeta.
A honraria, concedida pelo Instituto Global ESG em parceria com a Kofi Annan Foundation, foi entregue no gabinete da vice-presidência, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, pelo presidente da FPESG - Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional, deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI), e pelo vice-presidente do Instituto Global ESG e secretário-executivo da FPESG, Sóstenes Marchezine (Arnone Advogados Associados).
"É com muita satisfação que nós estamos hoje aqui em seu gabinete homenageando uma figura das mais importantes da política brasileira", destacou Nogueira.
Além disso, o parlamentar enfatizou a importância da liderança do vice-presidente na construção de políticas públicas que impulsionam a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental no país.
O peso da distinção e os desafios que a medalha impõe foram ressaltados pelo vice-presidente da República. "É uma honra e uma responsabilidade. É uma honra pela distinção e o que ela significa, levando o nome de um dos grandes estadistas do planeta, Kofi Annan; e responsabilidade frente ao desafio".
"E esse é o desafio: O ESG, nós preservarmos o meio ambiente, os recursos naturais, nós termos como foco o homem e a mulher, a felicidade das pessoas e a governança, a eficiência, os resultados em benefício da população. Então fiquei muito honrado e muito feliz", destacou Alckmin.
Durante o encontro foi apresentado ainda o programa ESG20+, que integra 20 princípios para o desenvolvimento sustentável e busca ampliar a colaboração entre os setores público, privado e organizações da sociedade civil, além do plano de ação estratégico do movimento interinstitucional ESG na prática e da FPESG com um horizonte de metas para os próximos vinte anos de avanços na temática da sustentabilidade e do ESG no Brasil.
Moção de Honra e Louvor
Na ocasião, o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg, e o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do MDIC, Luis Gustavo Faria Guimarães, receberam uma Moção de Honra e Louvor do Instituto Global ESG, do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e da FPESG.
A honraria destaca o protagonismo da atuação do Governo Federal por meio do Ministério e os seus amplos reflexos no setor produtivo, de serviços e no desenvolvimento macro da economia brasileira, em uma visão multissetorial.