Migalhas Quentes

Preâmbulo Tech aumenta investimentos em startups jurídicas

Com foco em expansão do ecossistema de soluções jurídicas, a empresa já aportou capital em quatro startups e estuda novos modelos de parcerias para acelerar a inovação no setor

19/3/2025

A Preâmbulo Tech está intensificando sua atuação como investidora em startups de legaltech. Em um movimento de expansão estratégica, a companhia anunciou investimentos em quatro startups – Contraktor, Cria.AI, Acordo Fechado e LawVision – com o objetivo de ampliar sua oferta de soluções e fortalecer o ecossistema jurídico digital.

Esses investimentos foram direcionados a startups que operam em áreas complementares, como automação de contratos, IA aplicada ao conteúdo jurídico, plataformas de resolução de disputas online e indicadores de performance para departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. A iniciativa reflete uma tendência crescente no mercado, em que o uso de tecnologia é visto como um pilar estratégico para otimizar a eficiência operacional e ampliar o acesso a serviços jurídicos.

O CEO da empresa, Marcos Lessa, afirma: “Os investimentos visam fortalecer nossa capacidade de entregar soluções completas aos nossos clientes, alinhadas com a transformação digital em curso no setor jurídico brasileiro”.

Inovação e tecnologia no setor jurídico(Imagem: Freepik)

Além dos aportes iniciais, a Preâmbulo Tech planeja lançar um edital ainda este ano para identificar startups emergentes com potencial para agregar valor ao portfólio da empresa. A ideia é selecionar negócios com soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento do setor jurídico no Brasil, proporcionando apoio estruturado, mentoria e, possivelmente, novos investimentos financeiros.

O executivo destaca que o perfil das empresas parceiras é fundamental: “O modelo de ecossistema integrado adotado pela companhia busca conectar diferentes soluções de forma estratégica, permitindo que os profissionais jurídicos enfrentem os desafios da transformação digital de maneira mais ágil e eficiente”. O edital deve privilegiar empresas cujas soluções tenham forte aderência ao mercado jurídico digital, buscando complementar a estrutura já criada pela Preâmbulo.

A Preâmbulo Tech aposta em um modelo de ecossistema integrado, no qual cada startup desempenha um papel estratégico para atender às necessidades de advogados, escritórios e departamentos jurídicos, além de impulsionar a digitalização do setor.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025