Migalhas Quentes

Sócia do BMA Advogados representa o Brasil em comissão global da ICC

Tatiana Dratovsky Sister é a única representante brasileira na Câmara de Comércio Internacional sobre contratos comerciais.

25/4/2025

O Brasil conquistou lugar de destaque na ICC - Câmara de Comércio Internacional, sendo o único país da América Latina a integrar a comissão responsável pela criação de um novo modelo de contrato internacional. A iniciativa reúne representantes de oito países (Alemanha, Áustria, Brasil, China, Espanha, Finlândia, Singapura e Turquia).

Representando o Brasil, a advogada Tatiana Dratovsky Sister, sócia responsável pela área de Contratos Comerciais e Franquias do BMA Advogados, foi a profissional brasileira selecionada para participar da comissão.

O novo modelo foi desenvolvido especialmente para contratos de serviços de comissionamento e pós-venda, abrangendo desde a instalação de equipamentos industriais até serviços de manutenção.

Tratam-se de contratos que podem ser adaptados e utilizados em diversos segmentos de mercado, inclusive na indústria de equipamentos para construção, mineração, agricultura, automação, geração de energia, alimentos, transporte e logística e farmacêutica.

Tatiana Dratovsky Sister.(Imagem: Divulgação)

O novo modelo promete facilitar negociações, reduzir custos e promover práticas comerciais mais justas e transparentes no comércio internacional.

Outro destaque do contrato é a previsão de diferentes formas de resolução de disputas, como arbitragem sob as regras da ICC, mediação e litígio em tribunais nacionais. 

A participação brasileira garante que as particularidades e necessidades do mercado latino-americano estejam representadas em um documento com potencial de impactar negócios no mundo todo.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025