Migalhas Quentes

Sorteio da obra "Conciliação Bônus de uma Justiça Célere e Eficaz – Governança Pública e Mediação Nas Procuradorias"

A obra propõe uma nova visão do processo administrativo, valorizando a mediação, a justiça restaurativa e a atuação técnica do procurador municipal.

12/5/2025

A obra "Conciliação Bônus de uma Justiça Célere e Eficaz – Governança Pública e Mediação Nas Procuradorias(Tirant Lo Blanch 192p.), escrita por Hélio Silva de Vasconcelos Mendes Veiga, propõe uma nova visão do processo administrativo, valorizando a mediação, a justiça restaurativa e a atuação técnica do procurador municipal.

A 3º edição deste trabalho contribui significativamente para o desenvolvimento da doutrina ao abordar temas como mediação, justiça restaurativa e uma nova abordagem para a aplicação prática do processo administrativo. A obra introduz conceitos inovadores e propõe uma condução mais eficiente dos negócios públicos, com foco no juízo de ponderação.

Destaca-se também a valorização da atuação do procurador do município, ressaltando sua função técnica, independente e livre de pressões externas, o que é essencial para garantir eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos.

O trabalho propõe a superação de paradigmas tradicionais ao enfatizar mecanismos de resolução de conflitos mais adequados à realidade administrativa, como a mediação e a justiça restaurativa. O enfoque na razoabilidade prática é apresentado como um caminho viável para solucionar os desafios enfrentados pela administração pública, com especial atenção ao processo administrativo.

A experiência prática do autor como procurador do município confere à obra uma visão concreta, indo além da análise puramente teórica. O conteúdo oferece material relevante tanto pela doutrina e jurisprudência selecionadas quanto pela abordagem prática e criativa adotada.

Sorteio da obra "Conciliação Bônus de uma Justiça Célere e Eficaz".(Imagem: Arte Migalhas)

Sobre o autor:

Hélio Silva de Vasconcelos Mendes Veiga atuou como professor na rede pública de SP (2010). Ministrou Ética e Cidadania no CEETEPS de São Paulo (2011). Entre os anos de 2010 e 2018 atuou como conciliador e Perito nomeado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Formado em ciências jurídicas e sociais.

Pós-graduado em Direito Público na Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Pós-graduado em Direito Penal e Legislação Penal Especial, em Direito Coletivo do Trabalho e Direito Público Internacional no Centro Salesiano de São Paulo.


Premiada:

Marie Claire Libron Fidomanzo, de Santo André/SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Editora Fórum apresenta os destaques editoriais de novembro no Direito

3/12/2025

Sorteio da obra "Código da Propriedade Intelectual - Conforme os Tribunais"

3/12/2025

TSE manda retomar bloqueio de bens e valores de escritório de advocacia

3/12/2025

Trabalhadora alvo de piadas de chefes por ser autista será indenizada

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025