Migalhas Quentes

Juíza autoriza penhora de 30% do salário de devedor em execução

Decisão considerou ausência de bens e de tentativa de acordo por parte do executado.

9/5/2025

O juiz Rafael Machado de Souza, de Montes Claros de Goiás/GO, autorizou a penhora de 30% do salário de devedor em ação de execução de título extrajudicial ajuizada por empresa.

Na decisão, o magistrado analisou o pedido de penhora formulado pela exequente e entendeu ser possível a constrição de parte dos rendimentos do executado, com base na jurisprudência consolidada do STJ, que admite a relativização da regra de impenhorabilidade do salário em hipóteses excepcionais, desde que preservado o mínimo existencial.

Segundo o juiz, a medida foi justificada pela tramitação prolongada do processo, pela ausência de bens penhoráveis e pela falta de iniciativa do devedor em propor acordo.

Justiça de Goiás autoriza penhora de salário para garantir efetividade na execução de dívida.(Imagem: Freepik)

Ressaltou, ainda, que o percentual de 30% se mostra insuficiente para comprometer a subsistência do executado, observando o entendimento firmado no REsp 1.582.475 e em outros precedentes do TJ/GO e STJ sobre o tema.

Com isso, determinou-se a expedição de ofício ao órgão empregador do executado para que proceda ao bloqueio mensal do percentual autorizado, com depósito dos valores em conta vinculada ao juízo, até o integral pagamento da dívida.

A relativização da impenhorabilidade, quando autorizada por lei e aplicada com cautela, reafirma o compromisso do Judiciário com a efetividade da execução e a segurança jurídica. A decisão contribui para o fortalecimento das práticas responsáveis de recuperação de ativos, sempre com respeito aos direitos fundamentais das partes envolvidas”, avalia o advogado Peterson dos Santos, que atuou no caso e é sócio-diretor do escritório Eckermann & Santos – Sociedade de Advogados.

Leia aqui a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024
Migalhas Quentes

Devedor terá salário descontado na folha para quitar dívida condominial

22/5/2024
Migalhas Quentes

Juiz penhora salário de devedora para pagamento de dívida civil

4/5/2023
Migalhas Quentes

STJ: Corte Especial libera penhora de salário para pagamento de dívida

19/4/2023

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025