Migalhas Quentes

Lançamento de livro em homenagem à ministra Fátima Nancy Andrighi

A coletânea reúne 39 capítulos escritos por juristas, pesquisadoras, magistradas, advogadas e lideranças femininas.

26/5/2025

O Espaço Cultural do STJ promove, no dia 3/6, das 18h30 às 21h, o lançamento do livro “Construção de um Legado para Igualdade de Direitos às Mulheres — em homenagem à Ministra Fátima Nancy Andrighi”, coordenado por Rosane Rosolen de Azevedo Ribeiro e Rita Dias Nolasco.

A coletânea reúne 39 capítulos escritos por juristas, pesquisadoras, magistradas, advogadas e lideranças femininas que, por meio de reflexões profundas e relatos inspiradores, abordam os desafios, avanços e perspectivas na promoção da igualdade de gênero, justiça social e defesa dos direitos humanos no Brasil contemporâneo.

Principalmente, a obra enaltece as importantes contribuições de mulheres, em diversas áreas, na busca por formas eficientes de promoção da justiça e preservação dos direitos fundamentais previstos na Constituição brasileira e na legislação internacional das quais o Brasil é signatário.

Organizada em torno de temas como justiça de gênero, reforma tributária, proteção às mulheres, educação em direitos humanos, representatividade feminina, cuidados, família e protagonismo político, a obra também presta homenagens a figuras marcantes da trajetória jurídica brasileira, como a ministra Fátima Nancy Andrighi, evidenciando o legado das mulheres que abriram caminhos para a equidade no sistema de Justiça.

A publicação destaca-se por apresentar um panorama plural e atual da realidade das mulheres no Brasil, promovendo o diálogo entre o Direito e as lutas feministas, em consonância com os princípios constitucionais e compromissos internacionais de direitos humanos.

Mais do que uma coletânea acadêmica, o livro é um marco de reconhecimento, resistência e afirmação da justiça com equidade, sendo leitura fundamental para profissionais do Direito, estudantes, pesquisadoras e todos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Convite para o lançamento do livro(Imagem: Divulgação )

Coordenadoras:

Rosane Rosolen de Azevedo Ribeiro

Advogada desde 1991, com especialização e atuação na área de Direito Público e Administrativo, contencioso judicial na área tributária, em todas as instâncias e tribunais, perante órgãos públicos federais, estaduais e municipais, agências reguladoras como Anatel e Anvisa; autarquias, especialmente CADE; empresas públicas, como a CONAB; e ministérios, especialmente o Ministério das Comunicações, acompanhando concessões de emissoras de rádio e TV. Atua constantemente em Tribunais Superiores como procuradora de empresas e pessoas físicas nas áreas de direito tributário, telecomunicações e econômico.

Rita Dias Nolasco

Doutora em Direito pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do COGEAE/PUC-SP na especialização de Direito Processual Civil. Membro do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Processual, secretária-Geral Adjunta do IBDP no Estado de São Paulo, e membro do CEAPRO - Centro de Estudos Avançados de Processo. Procuradora da Fazenda Nacional e Diretora Estadual do CEAE-SP - Centro de Altos Estudos da PRFN da 3ª Região.

Coautoras

Serviço:

Dia: 3/6

Horário: 18h30 às 21h

Local: Espaço Cultural do STJ, mezanino do Edifício dos Plenários, 2º andar - o endereço do STJ é SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília-DF.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025