Migalhas Quentes

OAB/RJ quer ajudar a reduzir fila do INSS e evitar ações na Justiça

A iniciativa visa facilitar o acesso à Justiça e ajudar os trabalhadores a obterem seus direitos sem a necessidade de longas batalhas judiciais, promovendo uma solução mais eficaz.

16/6/2025

A OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro, sob a liderança da presidente Ana Tereza Basilio, está trabalhando em propostas para ajudar a diminuir a fila de espera do INSS e reduzir o número de pessoas que precisam recorrer à Justiça para obter benefícios como aposentadoria e pensão.

A iniciativa é da Comissão de Previdência Social Pública da Ordem, presidida por Flávio Martins Rodrigues, que está elaborando uma proposta com sugestões práticas para melhorar o funcionamento interno do INSS, tornando o processo mais rápido, claro e seguro para a população. Uma das ideias em debate é ampliar a atuação dos advogados nos processos administrativos, antes que os casos cheguem ao Judiciário.

Com Ana Tereza Basilio estão Flávio Martins Rodrigues e Danielle Guimarães, presidente e vice-presidente da Comissão de Previdência Social Pública da OAB/RJ(Imagem: Divulgação )

Para ouvir diferentes pontos de vista e enriquecer o estudo, a OAB/RJ organizará encontros com representantes do INSS, do Ministério da Previdência, do TCU, da Justiça, da AGU - Advocacia-Geral da União, entre outros.

O estudo também leva em conta boas práticas adotadas fora do Brasil, como o plano CARES, dos Estados Unidos, que conseguiu agilizar os atendimentos, além de análises recentes feitas pelo TCU sobre os problemas nos pedidos negados pelo INSS.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025