Migalhas Quentes

Cescon Barrieu anuncia quatro novos sócios e a volta de Joaquim Oliveira

Reforçam o quadro societário os advogados Vitor Arantes, Frederico Calmon, Ravel Carvalho, Thenard Figueiredo e Marília Ravazzi.

4/7/2025

O escritório Cescon Barrieu Advogados anuncia o retorno de Joaquim Oliveira ao quadro societário e a chegada de quatro novos sócios. Um dos fundadores da banca, Joaquim volta à sociedade após dois anos como sócio da assessoria financeira Seneca Evercore. Ao lado de Vitor Arantes, ele irá liderar a área de Direito Bancário, Financeiro e mercado de capitais.

Frederico Calmon, especializado em Regulatório CVM e fundos é promovido à sociedade; e Ravel Carvalho, proveniente de uma temporada na banca norte-americana White & Case LLP, também passa a integrar a equipe como sócio.

Ainda na área transacional, Thenard Figueiredo retorna como sócio em Societário e M&A, após concluir LL.M na Duke University e atuar no escritório Cleary Gottlieb. Marília Ravazzi chega para expandir a área trabalhista, como a 4ª sócia na prática, consolidando um crescimento expressivo nos últimos anos.

As movimentações fazem parte da estratégia de crescimento e internacionalização. Com os cinco novos nomes, o Cescon Barrieu Advogados passa a ter 73 sócios.

Da esquerda para a direita: Frederico Calmon, Marília Ravazzi, Joaquim Oliveira, Ravel T. Carvalho e Thenard Figueiredo.(Imagem: Reprodução)

Perfis multidisciplinares e complementares 

Fundador do Cescon Barrieu Advogados e managing partner entre 2018 e 2023, Joaquim acumula ampla experiência em operações complexas financeiras e de mercado de capitais, reestruturação de dívidas e insolvência com um perfil único para liderar nossa área de reestruturação e negociação de dívidas. Reconhecido como um dos principais nomes em Direito Bancário, Financeiro e mercado de capitais do Brasil, nos últimos anos teve atuação destacada em operações de reestruturação de dívidas e de special situations, incluindo fusões e aquisições e reorganizações societárias. Além de reassumir clientes e casos relevantes em curso no escritório, ele também passa a integrar o Conselho de Administração.

Frederico Calmon aporta expertise regulatória em mercado de capitais, fundos, produtos de inovação financeira e reestruturações societárias complexas. Ele representa companhias abertas, administradores e gestores de fundos de investimento, além de corretoras e outros participantes nacionais e estrangeiros, em questões regulatórias e processos administrativos perante a CVM, ANBIMA, BSM e CMN.

Ravel Carvalho chega ao escritório com experiência internacional, especialmente após sua atuação no White & Case LLP em Nova Iorque, onde acompanhou de perto operações cross-border. Ravel atuará em mercado de capitais e securitização, com foco em transações nos setores de infraestrutura, energia, imobiliário e agronegócio.

Seguindo a estratégia de internacionalização, Thenard Figueiredo, da equipe de Societário e M&A, que iniciou sua trajetória no escritório há 12 anos, retorna como sócio após concluir o LL.M. na Duke University e atuar como associado internacional no Cleary Gottlieb. Além de somar ao time sua expertise em operações cross-border, reorganizações societárias e litígios societários de alta complexidade, irá desenvolver o núcleo consultivo de companhias abertas e a prática de Public M&A.

Por fim, Marília Ravazzi passa a integrar a prática Trabalhista. Com sólida experiência em consultoria trabalhista para clientes nacionais e estrangeiros, também destaca sua atuação no contencioso estratégico em ações individuais, ações civis públicas e ações coletivas, investigações e procedimentos administrativos do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego. Possui ainda experiência em due diligences de transações de grande porte, nacionais e internacionais, complementando o perfil multidisciplinar que caracteriza os novos sócios do escritório.

Mercado em movimento

Para Alexandre Gossn Barreto, managing partner do Cescon Barrieu, trazer de volta um fundador e advogado do calibre de Joaquim Oliveira é a realização de um ideal. Quando Joaquim ocupava a posição de MP, sempre atuamos muito próximos e essa proximidade foi uma grande base para trazê-lo de volta ao escritório. A atuação do Joaquim contribuiu para a construção do Cescon Barrieu Advogados como uma grande referência do Direito Empresarial. Joaquim retorna em um momento de muita potência do escritório para atuar em especial na prática de reestruturação de dívidas, insolvência, e special sits tendo uma qualidade técnica e experiencia sem paralelo no mercado brasileiro, que combina mercado de capitais (divida e equity), financiamentos estruturados, M&A e companhias abertas. "É com extrema alegria e entusiasmo que recebemos Joaquim de volta a casa." diz Barreto.

Alexandre Barreto afirma que os novos sócios ampliarão a força do Cescon Barrieu Advogados em operações complexas e estratégicas de seus clientes. "Vemos o atual momento do mercado com muita esperança. O Brasil parece estar voltando ao radar dos grandes investidores. Estamos mais do que preparados para buscarmos as melhores oportunidades nesse novo horizonte de investimento."

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025