Migalhas Quentes

Diálogos sobre tecnologia, gerações e diversidade inauguram o 16º Encontro Anual da AASP

Evento reúne magistratura, ministros, advogadas(os) para debater transformações sociais e tendências no cenário jurídico.

29/8/2025

Com uma programação voltada para o futuro da Advocacia, o 16º Encontro Anual da AASP - Associação dos Advogados teve início na noite desta quarta-feira, 28, com uma cerimônia de abertura marcada por discursos sobre diversidade, representatividade feminina e a defesa da carreira, tanto para profissionais com vasta experiência quanto para a Jovem Advocacia.

A solenidade contou com a presença de Renata Castelo Branco Mariz de Oliveira, presidente da AASP, que destacou a importância de fortalecer a advocacia, proteger os interesses da classe e garantir Justiça a todas as pessoas. “A AASP é e continuará sendo uma voz ativa e incansável na defesa da sustentação oral, porque não há processo justo sem contraditório, e sem contraditório não há escuta. A sustentação oral é essencial, e qualquer tentativa de restringi-la é um ataque ao Estado democrático de direito. Vídeos gravados não substituem a sustentação oral”, afirmou.

A presidente também reiterou a pluralidade dentro do quadro associativo, demonstrando a relevância da diversidade no cenário jurídico. “A AASP tem orgulho imenso de dizer: é uma AASP de muitas vozes. Vozes negras, vozes brancas, jovens e experientes. Vozes que historicamente foram silenciadas, mas que agora têm não apenas espaço, têm protagonismo”, acrescentou.

Rogério Tucci, diretor cultural da AASP, apresentou a programação do evento, que se estende por três dias, e enfatizou a importância de sua realização. “O compromisso da AASP é proporcionar um espaço plural, com debates atuais e de alto nível, essenciais para a democracia brasileira, sem deixar de lado momentos de convivência e troca de experiências”.

Também na mesa de abertura, Daniela Magalhães, vice-presidente da OAB/SP, ressaltou a parceria entre a Ordem e a AASP. “Eventos como esse fortalecem a nossa união, promovendo o conhecimento técnico e jurídico necessário para enfrentar uma sociedade cada vez mais marcada pela tecnologia”.

A solenidade destacou a importância de fortalecer a advocacia, proteger os interesses da classe e garantir Justiça a todas as pessoas.(Imagem: Divulgação )

O prefeito de Campos do Jordão, Carlos Eduardo Pereira da Silva, agradeceu por o evento ocorrer na cidade e reiterou a importância da Advocacia. “Agradeço à Dra. Renata e à AASP por escolherem nossa cidade como sede do evento. Batalhamos muito por turismo de negócios, e grandes eventos como este trazem credibilidade e fortalecem nossa presença no segmento. Agradeço também à profissão maravilhosa que vocês exercem, que nos ajuda a construir uma sociedade mais justa”.

No primeiro dia do Encontro Anual também estavam presentes Paula Lima Hyppolito Oliveira, vice-presidente da AASP; Antonio Ruiz Filho, ex-presidente da AASP; Viviane Girardi, primeira mulher a assumir a presidência da AASP; Fausto Augusto Ribeiro, presidente da OAB na seção de Campos do Jordão; e Sebastião Reis Junior e Paulo Dias de Moura Ribeiro, ministros do STJ.

Na sequência, a conferência inaugural foi conduzida por Caco Barcellos. Intitulada "Relações Intergeracionais nos Tempos de Tecnologia e Inovação", o jornalista compartilhou suas vivências com jovens colegas de ofício no Profissão Repórter (TV Globo) e discutiu as relações de Estado no contexto atual.

O evento segue até sábado, dia 30, com uma programação diversificada, abordando temas de relevância atual, como tecnologia, inteligência artificial, Direito Trabalhista, sustentabilidade, Direito de Família e os novos desafios da advocacia.

O evento

De 28 a 30 de agosto, Campos do Jordão/SP sedia o 16º Encontro Anual AASP. O evento reúne ministros, magistrados e advogados de diferentes áreas para debater os principais desafios do Direito na atualidade, com foco na atualização profissional e no compartilhamento de experiências.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025