Migalhas Quentes

Advogado destaca Brasil como hub estratégico de PI na América Latina

Em evento na China, Paulo Innocente, do escritório Di Blasi, Parente & Associados, destaca o papel do Brasil na PI e o fortalecimento das parcerias com Europa e China para acelerar exames de patentes.

23/9/2025

O advogado de propriedade intelectual Paulo Armando Innocente de Souza, do escritório Di Blasi, Parente & Associados, participou recentemente de um encontro internacional na China, o "CIFTIS -China International Fair for Trade in Services 2025", onde destacou o papel do Brasil como centro estratégico de Propriedade Intelectual para toda a região do Cone Sul.

Em sua apresentação, o especialista enfatizou que o INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial é atualmente o principal receptor de pedidos de patentes e registros de marcas na América do Sul, reforçando a posição do Brasil como líder regional em inovação e proteção de ativos intangíveis.

Além disso, ressaltou o avanço das iniciativas de cooperação técnica internacional, com destaque para parcerias com o EPO - European Patent Office e o CNIPA - China National Intellectual Property Administration, voltadas a assegurar exames mais rápidos e eficientes de patentes e marcas.

Paulo Armando Innocente de Souza.(Imagem: Divulgação)

O advogado também salientou que medidas sinérgicas não apenas no campo da proteção formal, mas também na área da enforcement, tornam o Brasil, e consequentemente a América Latina, uma região cada vez mais atrativa para investimentos estrangeiros, que se beneficiam de estratégias sólidas de proteção da propriedade intelectual.

"O Brasil é hoje um verdadeiro ponto de entrada estratégico para empresas globais que buscam expandir suas atividades na América Latina. O fortalecimento do INPI, a intensificação das colaborações internacionais e o avanço no campo da enforcement reforçam esse papel de liderança", afirmou Paulo Armando Innocente de Souza.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025