Migalhas Quentes

Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados anuncia novo sócio

Cid de Camargo chega para fortalecer a área de Direito Trabalhista, com foco para o segmento Marítimo.

1/10/2025

O escritório Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados anuncia a chegada de Cid de Camargo à sociedade, fortalecendo sua atuação em Direito Trabalhista, com especial ênfase no segmento Marítimo.

Reconhecido pela experiência estratégica em temas complexos do setor offshore, Cid agrega uma visão multidisciplinar que integra compliance, ESG, tecnologia e relações laborais, reforçando o posicionamento do escritório como referência em ações acidentárias.

Com trajetória marcada pela atuação em órgãos como Capitania dos Portos, Tribunal Marítimo, Justiça do Trabalho, Ministério Público, Anvisa, Ibama e sindicatos, Cid é especialista em questões trabalhistas relacionadas a acidentes e doenças ocupacionais, contratos, rescisões, fiscalização e negociação coletiva, com ênfase no setor marítimo.

Entre os temas que acompanha com maior interesse estão a segurança e a saúde do trabalhador embarcado, ações acidentárias, compliance e trabalhista.

"A atualização constante é essencial para orientar empresas brasileiras aos padrões internacionais e prevenir passivos jurídicos", afirma.

Cid de Camargo, novo sócio da área trabalhista do Murayama, Affonso Ferreira e Mota Advogados, com foco no setor Marítimo.(Imagem: Divulgação)

Cid foi indicado três vezes pela "Chambers and Partners" como profissional de destaque em processos envolvendo doenças ocupacionais.

Um dos casos emblemáticos de sua carreira foi a decisão que suspendeu uma greve de trabalhadores embarcados durante a pandemia, destravando negociações coletivas e evitando prejuízos operacionais.

Como sócio, passa a liderar a área Trabalhista com foco no setor marítimo, atuando em processos de alta complexidade, negociações coletivas e consultoria preventiva. Também contribuirá para o desenvolvimento de novos negócios, parcerias institucionais e integração da equipe jurídica.

Sua chegada fortalece ainda as áreas de Direito Tributário, Regulatório e Empresarial do escritório, ao possibilitar soluções conjuntas para desafios como compliance, digitalização portuária, terceirização e economia offshore.

"A atuação trabalhista impacta diretamente em demandas fiscais, societárias e regulatórias, especialmente em processos de internacionalização de empresas", explica.

Entre os projetos que pretende implementar estão ações de comunicação voltadas à saúde e segurança do trabalho, compliance, automação e ESG, com foco em consultoria preventiva e inovação jurídica.

"Minha prioridade é atrair novos clientes corporativos e ampliar a presença do escritório em nichos estratégicos, com soluções jurídicas modernas e eficientes", conclui.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025