Migalhas Quentes

Anape cria Grupo de Trabalho nacional para acompanhar a reforma administrativa

A iniciativa busca unir especialistas, visando discutir práticas e estratégias que possam otimizar a administração pública, assegurando direitos.

15/10/2025

A ANAPE - Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal instituiu, por meio de resolução assinada pelo presidente Vicente Martins Prata Braga, um Grupo de Trabalho (GT) nacional destinado a acompanhar, de forma técnica e estratégica, a tramitação das propostas que compõem a chamada reforma administrativa na Câmara dos Deputados.

O GT Reforma Administrativa é composto por procuradores dos 27 entes federativos, todos com ampla experiência acadêmica, na gestão pública e na defesa do Estado, e será coordenado pelo diretor de Assuntos Legislativos da Anape, Fabrizio de Lima Pieroni.

O grupo tem como finalidade monitorar a tramitação da proposta, avaliar seus impactos sobre o serviço público e a advocacia pública, propor alternativas e elaborar materiais técnicos e legislativos, como notas explicativas, memoriais e sugestões de emendas.

O grupo visa acompanhar a tramitação da reforma administrativa, de modo especializado e estratégico.(Imagem: Freepik)

Segundo o presidente Vicente Braga, “a Anape manterá atuação firme e coordenada em defesa da advocacia pública e do serviço público brasileiro. O momento exige vigilância, técnica e articulação institucional.

O GT poderá se dividir em subgrupos temáticos voltados a aspectos centrais da proposta, como honorários da advocacia pública, direitos e garantias dos servidores, autonomia federativa, estratégia legislativa e comunicação institucional, além dos impactos sobre aposentados e pensionistas.

O diretor de Assuntos Legislativos, Fabrizio Pieroni, destacou que “a Anape se mobiliza desde o primeiro momento para construir respostas consistentes, defender prerrogativas e garantir que qualquer mudança no regime jurídico dos servidores preserve a autonomia dos entes federados e os princípios constitucionais da advocacia pública.

A criação do GT reforça o compromisso da Anape com uma atuação técnica, articulada e nacional, assegurando que a voz da advocacia pública esteja presente em todas as discussões sobre a reforma administrativa no Congresso Nacional.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025