Migalhas Quentes

Livraria Migalhas lança "A Academia de São Paulo: Tradições e Reminiscências"

A obra resgata a vida acadêmica, cultural e humana do Largo de São Francisco.

23/10/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A história do ensino jurídico brasileiro se confunde com a da Academia de Direito de São Paulo. Berço de grandes juristas, literatos e estadistas, a instituição reúne quase dois séculos de tradição e memória.

Ninguém soube preservar melhor essa trajetória do que José Luís Almeida Nogueira, estudante, professor e memorialista das Arcadas, que registrou, em artigos marcantes, o cotidiano, as figuras e o espírito estudantil da Faculdade de Direito.

Com apresentação de Celso Fernandes Campilongo e prefácio de Eduardo Cesar Silveira Vita Marchi, a Editora Migalhas lança "A Academia de São Paulo: Tradições e Reminiscências – Estudantes, Estudantões, Estudantadas", Décima Série, que resgata a vida acadêmica, cultural e humana do Largo de São Francisco, com crônicas inéditas que revelam o encanto e a irreverência que moldaram gerações de juristas brasileiros.

"Após uma extraordinária descoberta de originais do grande José Luís de Almeida Nogueira, caídas no esquecimento, Pesso traz à luz crônicas inéditas de várias turmas do século XIX que passaram pelo Largo de São Francisco." Eduardo Cesar Silveira Vita Marchi, Professor Titular de Direito Romano

"Como se percebe, são histórias de estudantes e estudantadas que enriquecem a história de nossa Faculdade e também da cultura jurídica brasileira." Celso Fernandes Campilongo, Professor Titular e Diretor da Faculdade de Direito da USP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos