Migalhas Quentes

Thomson Reuters lança CoCounsel Core e inaugura nova era da IA jurídica

O produto de IA generativa agora atende às necessidades dos profissionais brasileiros em seu idioma local, ajudando-os a trabalhar com mais eficiência, segurança e suporte consultivo.

23/10/2025

A Thomson Reuters, empresa global de conteúdo e tecnologia, anunciou hoje o lançamento do CoCounsel Core no Brasil, reforçando seu compromisso de apoiar profissionais em todo o mundo com soluções de IA generativa de nível profissional. O lançamento traz compreensão nativa do idioma, tipos de documentos locais e integrações com iManage, SharePoint, Google Drive e outros sistemas de gerenciamento de documentos (DMSs), permitindo que equipes jurídicas trabalhem de forma mais rápida e estratégica, sem comprometer a confidencialidade e a segurança dos dados.

O vice-presidente de Legal Professionals LatAm na Thomson Reuters, Rodrigo Hermida, destaca: 

O mercado jurídico brasileiro é um dos mais competitivos do mundo, com um alto número de profissionais lidando com trabalhos complexos e dinâmicos — o que torna a busca por eficiência e diferenciação ainda mais urgente. [...] O CoCounsel Core automatiza tarefas manuais com a velocidade e a precisão que casos de alta complexidade exigem, permitindo que os advogados dediquem mais tempo a atividades estratégicas e inovadoras - tudo isso em um ambiente confiável, desenvolvido e testado com advogados brasileiros que conhecem as rotinas e demandas locais”.

O CoCounsel amplia a expertise dos profissionais e otimiza suas rotinas e fluxos de trabalho, promovendo consistência e reduzindo o esforço manual e o retrabalho. O produto oferece funcionalidades jurídicas essenciais, incluindo:

O novo produto traz mais eficiência, segurança de dados, estratégia e suporte consultivo aprimorados.(Imagem: Freepik)

Um produto desenvolvido para profissionais jurídicos - e não adaptado para eles

O CoCounsel Core foi criado especificamente para fluxos de trabalho jurídicos - não é apenas uma IA de consumo adaptada para uso profissional. Cada resultado inclui citações de origem, cada análise mantém trilhas de auditoria, e todas as funcionalidades operam sob o sistema de gestão de IA certificado ISO/IEC 42001:2023 da Thomson Reuters - sendo uma das primeiras plataformas de IA generativa em serviços profissionais a alcançar esse padrão. Além de seguir os princípios de IA e Dados da Thomson Reuters, foram aplicados controles rigorosos no desenvolvimento do CoCounsel Core para garantir que informações confidenciais de clientes não sejam utilizadas em resultados para terceiros.

Com mais de US$ 200 milhões investidos anualmente em IA e décadas de experiência, a Thomson Reuters tem como objetivo oferecer a cada profissional um assistente de IA seguro e conectado nos próximos dois a cinco anos. O lançamento do CoCounsel Core no Brasil conta com o suporte local de equipes dedicadas na América Latina, que oferecem apoio consultivo em português e compreendem as especificidades do direito brasileiro.

Como parte da expansão global das soluções de IA da Thomson Reuters, os produtos CoCounsel estão agora localizados e disponíveis para profissionais da Europa, América do Norte e Latina, Ásia e Oceania.

O CoCounsel Core está sendo lançado em português para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos brasileiros a partir de 22 de outubro de 2025. O roadmap do produto inclui integração com conteúdos locais e globais da Thomson Reuters — fontes confiáveis para milhares de profissionais brasileiros há mais de 110 anos.

Para mais informações, clique aqui.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STJ fixa critérios para suspender passaportes, CNH e cartões na execução

4/12/2025

Dino critica que acordo da Eletrobras esteja no STF: "Quase um fetiche"

4/12/2025

No STF, ministro Flávio Dino alerta para inclusão de “jabutis” em ADIns

4/12/2025

Procuradores podem ser indenizados por uso de carro próprio? STF julga

4/12/2025

STJ julga rescisória contra responsabilidade do Shopping 25 de Março por falsificados

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025

O devido processo negocial-consensual da SecExConsenso TCU: Reflexões iniciais sobre a IN TCU 101/25

5/12/2025

2 de dezembro, o Dia do Advogado Criminal

4/12/2025

4º Congresso CESA: IA - Inteligência Artificial e os deveres fundamentais da advocacia e da prestação jurisdicional

4/12/2025

O risco da dupla legislação: Regimes específicos divididos entre a LC 214 e o PLP 108

4/12/2025