Migalhas Quentes

Fórum de Inovação Jurídica 2025 destaca hiperautomação e inteligência de dados

Evento abordará como o uso estratégico de dados está redefinindo o papel do jurídico nas organizações.

30/10/2025

A transformação digital no setor jurídico vai ser destaque no Fórum de Inovação Jurídica 2025, em 4/11. Sob o tema “Hiperautomação e Inteligência de Dados: o Jurídico Rompendo a Lógica do Custo e Assumindo Papel Estratégico no Negócio”, Mauro Sampaio, CEO da e-Xyon, apresenta uma visão prática e estratégica sobre como o uso de tecnologia e dados tem redefinido o papel do jurídico nas organizações. 

Sampaio desta que o movimento de hiperautomação, que combina IA, automação de processos e análise avançada de dados, está permitindo uma mudança profunda na forma como os departamentos jurídicos se posicionam dentro das empresas. “O futuro do jurídico é orientado por dados. Quando transformamos informação em inteligência, o jurídico deixa de reagir e passa a antecipar decisões que movem o negócio”, afirma. 

Durante sua apresentação, o CEO vai abordar exemplos de como a adoção de soluções de automação e classificação inteligente de dados tem contribuído para uma nova forma de atuação, mais ágil e estratégica. Ele ressalta que, ao se libertar da lógica tradicional de centro de custo, o jurídico passa a ser visto como um núcleo de valor, essencial para a tomada de decisões corporativas. 

Mauro Sampaio, CEO da e-Xyon, destaca sobre como a tecnologia e os dados transformam o jurídico.(Imagem: Divulgação )

Sampaio completa:

Estamos vivendo um momento em que tecnologia e propósito se encontram. A inteligência artificial não substitui o olhar humano, mas amplia nossa capacidade de análise, reduz riscos e gera clareza sobre onde o jurídico pode atuar de forma mais impactante”. 

O Fórum de Inovação Jurídica 2025 reúne profissionais, gestores e especialistas de todo o país para discutir tendências e soluções que estão transformando a prática jurídica. O encontro reforça a importância de integrar inovação e estratégia, evidenciando que o futuro do Direito depende da capacidade de adaptação a novas tecnologias e da compreensão do jurídico como agente ativo na geração de resultados e competitividade empresarial. 

Com uma abordagem inspiradora e repleta de insights práticos, a participação de Mauro Sampaio reafirma o papel da e-Xyon como uma das principais referências em tecnologia aplicada à gestão jurídica e à transformação digital do setor. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025