Mattos Filho anuncia a chegada de Victoria Villela Boacnin como sócia da área de Reestruturação e Insolvência. Com experiência em casos complexos de reestruturação de dívidas e recuperação de empresas, Victoria é especializada em insolvência e une sua expertise à atuação já consolidada do escritório no setor, em um momento de crescimento de casos de reestruturação no Brasil e transnacionais.
Com o ingresso de Victoria, o Mattos Filho chega a 142 sócios com atendimento em mais de 45 áreas do Direito, o que reflete a atenção aos movimentos relevantes do mercado e o olhar atento às tendências de negócio.
Premiada internacionalmente pela condução de casos relevantes, a área de Reestruturação e Insolvência do Mattos Filho atende investidores, instituições financeiras, fundos de investimento e grandes empresas, oferecendo diversos serviços jurídicos, como investimentos em distressed assets e dívida, DIP finance, representação de credores e assistência estratégica para devedores.
"A atração de sócios laterais em posições-chave faz parte da nossa estratégia e tem se mostrado uma iniciativa vencedora nos últimos anos", afirma Pedro Whitaker de Souza Dias, sócio-diretor do Mattos Filho.
Recuperações judiciais em alta
Nos últimos anos, o ambiente econômico brasileiro tem imposto desafios significativos às empresas, com juros elevados, restrição de crédito e volatilidade nos mercados. Esse cenário tem levado muitas companhias a buscar alternativas para reorganizar suas dívidas e preservar a continuidade dos negócios.
Segundo dados da Serasa Experian, o Brasil registrou 2.273 pedidos de recuperação judicial em 2024, um aumento de 61,8% em relação ao ano anterior, sendo o maior índice desde o início da série histórica, em 2006. De acordo com dados mais recentes da instituição, de janeiro a abril deste ano, foram realizados 638 pedidos de recuperação judicial, sendo que a projeção é fechar 2025 com uma nova alta de pedidos.
Reconhecimento internacional
Reconhecida como Rising Star of the Year em 2024 pelo "The Legal 500", instituição britânica que premia profissionais do setor jurídico, Victoria Villela Boacnin representa credores, investidores e devedores (brasileiros e estrangeiros), tanto na esfera contenciosa quanto na consultiva. Além de casos de recuperação judicial, ela possui sólida experiência em outros temas relacionados à insolvência, incluindo a recuperação de empresas, reestruturação de dívidas, reestruturação de valores mobiliários, distressed M&A e transações envolvendo companhias com alto grau de endividamento.
Formada pela PUC-SP, Villela é pós-graduada em Direito Empresarial e membro do Fórum Nacional de Recuperação Empresarial e Falências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
"Minha chegada ao Mattos Filho, destaque entre os escritórios full-service brasileiros, está em sintonia com a estratégia do escritório. Compartilhamos a mesma visão de que o setor necessita de um time altamente qualificado e preparado para lidar com suas inúmeras especificidades e desafios", comenta Boacnin.