Durante a sessão plenária desta quinta-feira, 6, o ministro Alexandre de Moraes fez uma brincadeira com o colega Dias Toffoli, chamando-o de “zagueiro palmeirense”.
O comentário ocorreu no julgamento que discute a constitucionalidade das leis municipais 14.544/14 e 14.580/14, de Curitiba/PR, que reestruturaram as carreiras do magistério e da educação infantil. As normas instituíram um sistema de progressão linear nas carreiras da educação.
Esta foi a primeira sessão presidida por Moraes no plenário do Supremo. No primeiro processo da pauta, Toffoli havia pedido a suspensão do julgamento.
Em seguida, no caso envolvendo as leis municipais, o ministro Flávio Dino pediu vista, interrompendo o andamento. Antes disso, Toffoli explicou que, caso o colega não o fizesse, ele próprio o faria.
Em tom descontraído, comentou: “Embora eu esteja ansioso para que o ministro Alexandre de Moraes possa ter um resultado muito positivo de conclusão de julgamento. Já teve um, quem sabe tenha dois.”
Foi então que Moraes respondeu: “O ministro Toffoli está matando todas essas possibilidades, ele está de zagueiro palmeirense hoje".