Migalhas Quentes

Gustavo Justino participa de encerramento da "Pós em Direito Público"

O evento ocorre em Florianópolis, dia 12/12, e discute prevenção, gestão e solução de conflitos de infraestrutura.

4/12/2025

No dia 12/12, a UNICESUSC realizará, em Florianópolis, a conferência de encerramento da "11ª edição da Pós-Graduação em Direito Público", que contará com a participação de Gustavo Justino de Oliveiraespecialista em Direito Administrativo, referência nacional no estudo dos métodos consensuais aplicados à Administração Pública e sócio do escritório Justino de Oliveira Advogados.

Durante a aula, o professor abordará como o Direito Administrativo contemporâneo tem impulsionado novas formas de prevenção, gestão e resolução de conflitos públicos e público-privados, destacando mecanismos como mediação, negociação, arbitragem, Dispute Boards e modelos de DSD - Dispute System Design adotados no setor público.

Justino também analisará o impacto das mudanças normativas, entre elas a lei 13.655/18, a lei das agências reguladoras e a nova lei de licitações, e apresentará experiências recentes de órgãos como AGU, ANTAQ, ANTT, ANP e CNJ, que vêm estruturando câmaras e sistemas específicos para resolver disputas de maneira mais eficiente e colaborativa.

Gustavo Justino de Oliveira.(Imagem: Divulgação)

"O avanço dos métodos consensuais representa uma mudança estrutural na forma como o Estado lida com conflitos. Compreender esse movimento é fundamental para quem atua no Direito Público contemporâneo", afirma Gustavo Justino.

A conferência encerra oficialmente a pós-graduação, reforçando o compromisso da UNICESUSC com uma formação jurídica atualizada, conectada às inovações institucionais e às melhores práticas de solução de controvérsias na Administração Pública.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025