Migalhas Quentes

Lula sanciona aumento do Judiciário para 2026 e veta reajustes futuros

Norma sancionada atualiza vencimentos básicos, cargos em comissão e funções comissionadas, com efeitos a partir de julho de 2026.

22/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou com vetos a lei que trata do reajuste remuneratório dos servidores do Poder Judiciário da União. A norma, lei 15.293/25, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 22, e assegura apenas um reajuste de 8% a partir de 1º de julho de 2026.

O projeto original, encaminhado pelo STF e aprovado pelo Congresso Nacional, previa aumentos sucessivos e cumulativos de 8% nos anos de 2026, 2027 e 2028.

No entanto, o chefe do Executivo vetou as parcelas posteriores, sob o argumento de que a criação de despesas a serem executadas após o término do mandato presidencial viola a vedação contida no art. 21 da lei de responsabilidade fiscal.

Com os vetos, permanece válida somente a recomposição salarial prevista para 2026. As correções programadas para os dois anos seguintes foram excluídas do texto final da lei.

A norma sancionada determina, ainda, a atualização das tabelas de vencimento básico dos cargos efetivos do Judiciário da União.

A partir de julho de 2026, passam a vigorar os novos valores constantes dos Anexos II, III e VIII da lei 11.416/06, que tratam das carreiras de Analista Judiciário, Técnico Judiciário e Auxiliar Judiciário, além dos cargos em comissão e das funções comissionadas.

Confira:

(Imagem: Reprodução)
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos