Migalhas Quentes

Ministério da Defesa - Pista de Congonhas terá área de escape

14/9/2007


Congonhas

Pista terá área de escape

Ambas as pistas do aeroporto de Congonhas ficarão mais curtas a partir deste sábado, 15/9, por conta da instalação de áreas de escape, informou, ontem, o ministro da Defesa, Nelson Jobim. As áreas de escape somarão cerca de 150 metros em cada ponta das duas pistas de Congonhas.

Por conta disso, explicou o ministro, as companhias aéreas terão de se adaptar por meio da redução do peso das aeronaves, o que poderá acarretar em menos passageiros por vôo. Sobre o assunto, leia abaixo nota divulgada pelo Ministério.

_______________
__________

Nota à Imprensa

A segurança é o objetivo permanente e primordial que orienta as ações em relação à aviação civil.

O Ministério da Defesa realizou estudos no Aeroporto de Congonhas com o objetivo de assegurar o princípio essencial de prestar o serviço público de forma adequada e de permitir que os passageiros viajem com tranqüilidade.

Os estudos realizados apontaram a necessidade de criação de áreas de escape.

Tais áreas proporcionarão maior segurança para o pouso e decolagem das aeronaves, com uma área adicional de pista, que pode ser utilizada quando de algum problema.

As áreas de escape a serem implantadas reduzirão a extensão utilizável para pouso e decolagem.

A área de pouso e decolagem da pista principal passará de 1.940 metros, para 1.640 metros, e a pista secundária de 1.435 metros para 1.195 metros.

Ter-se-á, assim, um aumento significativo do grau de segurança já existente.

Não será mais permitido, na pista secundária, o pouso de aeronaves de grande porte (categorias 3 e 4).

A pista principal terá restrições de pouso e decolagem em dias de chuva.

Por tudo isso, será necessário que algumas companhias aéreas alterem a configuração das aeronaves utilizadas e/ou reduzam o seu peso.

Em síntese, a implantação da área de escape fará com que:

(a) Congonhas passe a contar com uma área de escape para eventualidades no pouso e na decolagem e

(b) as companhias aéreas tenham que se restringir a operações com aviões que se enquadrem nos novos tamanhos de pista.

Estas medidas estão na linha do nosso compromisso com a segurança.

___________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025