O Espaço Cultural do STJ promove, no dia 9/6, às 18:30h, o lançamento do livro "Jurisdição Constitucional e Processo – Estudos em homenagem ao professor Paulo Mendes – 20 anos de magistério", organizado por Cyntia Melo Rosa e Rodrigo Freitas Câmara, com apresentação de Renzo Cavani e Diana Mendes Oliveira, prefaciada pelo ministro Luiz Alberto Gurgel de Faria e posfaciada por Fredie Didier Jr.
A obra reúne artigos de nomes do Direito Processual e Constitucional brasileiro, entre eles o ministro Luiz Alberto Gurgel de Faria, Alexandre Freitas Câmara, Daniel Mitidiero, Fredie Didie Jr., Leandro Hernadez, Luiz Rodrigues Wambier, Osmar Mendes Paixão Côrtes, Bruno Sampaio Fuga, Daniela Marques de Moraes, Artur Carpes e Trícia Navarro.
"Jurisdição Constitucional e Processo" reúne estudos dedicados à reflexão sobre os desafios contemporâneos da jurisdição constitucional e do processo civil brasileiro, especialmente em temas relacionados à segurança jurídica, precedentes judiciais, modulação de efeitos, coisa julgada, acesso à Justiça e racionalidade decisória.
Em homenagem aos 20 anos de magistério do professor Paulo Mendes, o livro propõe uma análise aprofundada sobre o papel do processo como instrumento de concretização dos direitos fundamentais e de fortalecimento do Estado Democrático de Direito.
Estruturada em capítulos assinados por professores, magistrados, procuradores, advogados e pesquisadores de destacada atuação acadêmica e institucional, a publicação oferece contribuições relevantes para o estudo da jurisdição constitucional contemporânea e do sistema processual brasileiro.
Publicada pela Editora Thoth, o livro conta com 54 autores de diferentes regiões do país e reúne reflexões sobre os desafios atuais do Direito Processual Civil e Constitucional.
Sobre os organizadores:
Cyntia Melo Rosa: Doutoranda e mestre pelo IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa. Pesquisadora visitante da Universidade de Granada, Espanha. Assessora de desembargador do TJ/GO.
Rodrigo Freitas Câmara: Advogado e mestrando em Direito Constitucional no IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.
Autores:
- Adriana Gomes de Paula Rocha
- Ágata Brenda Mendes Medeiros
- Alexandre Freitas Câmara
- Alice Mota Carneiro Portela
- Aline Vieira Tomás Protásio
- Álvaro Gonçalves dos Santos
- Antonio Victor da Costa Hidd Mendes Pereira
- Ariany Soares Cançado
- Artur Carpes
- Benedito Cerezzo Pereira Filho
- Bruno Augusto Sampaio Fuga
- Carolina Lemos de Faria
- Cyntia Melo Rosa
- Daniel Martins de Almeida e Souza Ferreira
- Daniel Mitidiero
- Daniela Marques de Moraes
- Ely Talyuli Júnior
- Eraldo Ramos Tavares Júnior
- Fabiano Tesolin
- Felipe Viégas
- Fernanda Mendonça dos Santos Figueiredo
- Fernando Pessoa de Aquino Filho
- Francisco Jorge Gemaque Coimbra
- Fredie Didier Jr.
- Gisele Trigo
- Guilherme Pupe da Nóbrega
- Guilherme Sarri Carreira
- Henrique José Parada Simão
- João Henrique Chauffaille Grognet
- Jorge Luiz da Silva Filho
- Karoline Natt
- Leandro Fernandez
- Lenine Póvoas de Abreu
- Lorena Dias Gargaglione
- Luciano Ramos de Oliveira
- Luiz Alberto Gurgel de Faria
- Luiz Rodrigues Wambier
- Manoel Tavares de Menezes Netto
- Manuela Rabello Chaves Freitas
- Marcella de Pinho Pimenta Borges Ramos
- Marina Lorena Nunes Lustosa
- Marina Pereira Antunes de Freitas
- Miguel Gualano de Godoy
- Natasha Albuquerque
- Neomar Rodrigues Dias Filho
- Osmar Mendes Paixão Côrtes
- Rodrigo Frantz Becker
- Rodrigo Freitas Câmara
- Rodrigo Nery
- Saul Tourinho Leal
- Simone Martins de Araujo Moura
- Tatiana Maria Silva Mello de Lima
- Trícia Navarro
- Viviane Ferreira Mundim
Serviço:
Dia: 9/6
Horário: 18:30h
Local: Espaço Cultural do STJ, mezanino do Edifício dos Plenários, 2º andar.
Endereço: SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília-DF.