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Um pouco de história - Túnel Rebouças

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25/10/2007


Um pouco de história...

Túnel Rebouças - Rio de Janeiro

O Túnel Rebouças, inaugurado em 3 de outubro de 1967, pelo então Governador do Estado da Guanabara Negrão de Lima, ligando as zonas Norte e Sul, faz parte da vida e da história dos cariocas.

Hoje é impossível imaginar o Rio de Janeiro sem o Túnel. Projetado para um volume de 76 mil veículos/dia, com duas faixas de rolamento e acostamento, possui 2.040 metros de galeria contínua da Lagoa até o Cosme Velho e mais 772 metros na galeria do Cosme Velho até o Rio Comprido, totalizando 2.840 metros. Atualmente o volume diário é de 190 mil veículos/dia, em três faixas de rolamento sem acostamento.

Do ano de 1967 até novembro de 1994, o Túnel Rebouças esteve sob a jurisdição da Fundação DER/RJ. Com a publicação do Decreto 20.903, de 28/11/94, do então Governador Nilo Batista, o "Sistema Rebouças" passou para a jurisdição do Município do Rio de Janeiro.

No mês de dezembro de 1994, a Administração do Túnel Rebouças foi feita em cogestão pela Prefeitura e a FUNDERJ, sendo que a partir do mês de janeiro de 1995, exclusivamente pela Prefeitura. Foi implantado em dezembro de 2000, o sistema de monitoramento das galerias por meio de câmeras num total de 32, sendo 16 em cada uma das galerias, que funcionam 24 horas, inclusive gravando tudo que acontece no interior das galerias.

O Túnel recebeu esse nome em homenagem aos engenheiros e irmãos André Rebouças e Antônio Rebouças.

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