Migalhas Quentes

CAASP e OAB/SP lançam campanha contra dengue e febre amarela

16/1/2008


Conscientização

OAB/SP e CAASP lançam campanha contra dengue e febre amarela

Por conta das condições climáticas favoráveis, no território brasileiro a maior incidência de dengue ocorre principalmente entre os meses de janeiro e junho. Estudos da Secretaria de Vigilância Sanitárias do Ministério da Saúde - SVS-MS mostram que no primeiro semestre de 2007 foram registrados 438.949 casos de dengue clássica e 926 casos de dengue hemorrágica, que provocaram 98 mortes.

Em decorrência desse quadro, a OAB/SP e a CAASP - Caixa de Assistência do Advogado de São Paulo estão lançando uma campanha de conscientização para evitar multiplicação do mosquito transmissor: o Aedes aegypti. A campanha tem como peça principal um cartaz com diversas garrafas de boca para baixo e o slogan "Virou todas e ajudou a acabar com a dengue", reforçando a principal participação da população – evitar locais que propiciem a reprodução do mosquito da dengue e febre amarela. Afora as garrafas – latas, pneus e outros focos criatórios, além de tampar caixas d'água, poços, calhas e colocar areia em vasos de plantas, como forma de impedir o avanço da doença.

A Região Sudeste – embora considerada a mais desenvolvida e com melhores condições de controle epidemiológico - concentrou 33% dos casos (146.352), principalmente em municípios de porte médio, com população acima de 100 mil habitantes, como os paulistas São José do Rio Preto, Campinas, Sumaré e Ribeirão Preto e cidades do entorno entre outras.

Grandes metrópoles da Região Sudeste, como São Paulo, a taxa de incidência mantém-se em níveis abaixo dos epidêmicos, em conseqüência da política de vigilância e da contribuição da população. "Outra preocupação agora é que esse mosquito também pode transmitir a febre amarela, outra doença grave que volta a preocupar a sociedade", ressalta o presidente da OAB/SP – Luiz Flávio Borges D'Urso, lembrando que a dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

A OMS estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com o vírus da dengue, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. "Nossa maior preocupação deve ser com as grandes cidades, pois é alta a incidência do mosquito transmissor em áreas urbanas. A campanha da OAB, que tem entre suas missões a defesa da sociedade, se estenderá a todas as 218 subsecções do Estado", enfatiza D'Urso.

__________________

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

O futuro das concessões e PPPs no Brasil: Lições do passado, realidades do presente e visão para o amanhã

29/4/2024