Migalhas Quentes

Resultado do Sorteio de obra "Recuperação de Empresas e Falência"

28/1/2008


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Recuperação de Empresas e Falência – perguntas e respostas" (271 p.), escrita por Luiz Tzirulnik e gentilmente oferecida pela Editora RT.

Sobre a obra :

Estruturada em forma de questionário e organizada a partir da experiência do autor na prática profissional e em sala de aula, a presente obra traz, em linguagem simples e objetiva, respostas às dúvidas mais freqüentes sobre o tema, possibilitando a compreensão rápida e precisa de grande parte dos problemas surgidos nesse domínio.

Trata-se de texto indispensável para todos os que necessitam conhecer e aplicar o novo regramento, instituído pela Lei 11.101/2005 (clique aqui), que trouxe muitas e importantes alterações aos institutos da recuperação de empresas e da falência.

O sistema adotado nas edições anteriores é mantido, pois, entende-se que a forma de perguntas e respostas podem dirimir, de forma imediata, eventuais dúvidas sobre a Lei em questão.

Esse é nosso objetivo, uma vez que tratando-se de norma legal recente, as questões poderão ser examinadas de forma célebre, tanto por estudantes como profissionais do Direito.

Assim, espera-se a receptividade dessas perguntas e respostas afim de colaborar na elucidação de possíveis questionamentos.

Sobre o autor :

Luiz Tzirulnik é professor titular de Direito Comercial na Faculdade de Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Sócio efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP. Advogado militante na área comercial, especializado em recuperações e falências, possuindo diversos cursos de especialização e extensão universitária, inclusive no exterior.

______________

 Resultado :

____________

Curiosidades :

Qual a origem da palavra "falência" ?

Falência é a forma substantivada do verbo "falir", o qual encontra a sua origem na evolução emitológica latina fallo, fallis, fefelli, falsum, fallere, cujo significado também evoluiu de (1) esconder, encobrir ou ocultar, para (2) enganar, lograr ou induzir em erro, até (3) escapar a/de.

Em Língua Portuguesa contemporânea, o verbo "falir" significa, primeiro, "suspender pagamentos; não ter com o que pagar aos credores". Outros significados para o mesmo verbo incluem: fracassar, ser malsucedido, malograr; faltar, minguar.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024