Migalhas Quentes

CAASP trabalha para evitar aumento de produtos farmacêuticos

25/2/2008


Decreto 52.515/07

CAASP trabalha para evitar aumento de produtos farmacêuticos

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo - CAASP, instituição ligada à OAB/SP, suspendeu temporariamente a compra de produtos farmacêuticos e de higiene pessoal à venda em suas 33 farmácias. A razão foi a entrada em vigor, no dia 1/2/08, do Decreto 52.515/07 (clique aqui), que introduz a substituição tributária na comercialização desse tipo de mercadoria.

O decreto determina o recolhimento do ICMS na fonte em compras feitas de laboratórios e distribuidores farmacêuticos. "Estamos tomando todas as providências para fazer valer a nossa imunidade tributária. Se necessário, agiremos judicialmente", afirma o presidente da CAASP, Sidney Uliris Bortolato Alves.

Conforme estabelecido no Decreto 52.515/07, a aquisição de tais produtos pela CAASP, neste momento, inviabilizaria a imunidade tributária da entidade. "Se aceitássemos essa medida seríamos obrigados a repassar o encargo para o preço dos produtos, encarecendo-os em mais de 6%", explica Bortolato Alves. E avisa: "Em conseqüência disso, nossos estoques estão reduzidos e pode haver falta de alguns itens em nossas farmácias. Mas, com certeza, a questão será solucionada rapidamente. Continuaremos a oferecer medicamentos aos advogados pelo preço de custo, e queremos que esse custo seja o menor possível."

Na farmácia central da CAASP, instalada ao lado da sede da entidade, na capital, foram comercializados 712 mil itens farmacêuticos em 2007. Há ainda outras 32 farmácias da Caixa de Assistência, que funcionam em suas sedes regionais. Em todas elas, os preços são de custo, tanto em relação a medicamentos quanto a produtos de perfumaria.

 

________________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Procuradores podem ser indenizados por uso de carro próprio? STF julga

4/12/2025

STJ julga rescisória contra responsabilidade do Shopping 25 de Março por falsificados

4/12/2025

TRF-1 envia ao STF a análise do pedido para restabelecer prisão de Vorcaro

4/12/2025

STJ: Advogada cita Rui Barbosa ao defender medidas executivas atípicas

4/12/2025

STJ analisa competência para julgar ação de produto à base de cannabis

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025

O devido processo negocial-consensual da SecExConsenso TCU: Reflexões iniciais sobre a IN TCU 101/25

5/12/2025

2 de dezembro, o Dia do Advogado Criminal

4/12/2025

4º Congresso CESA: IA - Inteligência Artificial e os deveres fundamentais da advocacia e da prestação jurisdicional

4/12/2025

O risco da dupla legislação: Regimes específicos divididos entre a LC 214 e o PLP 108

4/12/2025