Migalhas Quentes

Resultado do Sorteio de obra "Questões Polêmicas de Direito Econômico"

3/4/2008


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear dois exemplares da obra "Questões Polêmicas de Direito Econômico" (Editora LTr - 104 p.), escrita e gentilmente oferecida por Washington Peluso Albino de Souza e Giovani Clark.

Sobre a obra :

Diante das mutações do mundo pós-moderno do século XXI, principalmente as socioeconômicas, o Direito Econômico tem a difícil missão de enfrentá-las a fim de responder às demandas sociais e aos conflitos judiciais.

Apesar de ser um ramo autônomo do Direito e possuir objeto bem delimitado, ou seja, a "juridicização" das políticas econômicas públicas e privadas, o Direito Econômico possui interfaces com outros ramos do Direito e, ainda, uma estreita ligação com diversas ciências, dentre elas: a Economia e a Ciência Política.

O objetivo do livro é justamente fazer uma releitura do mundo, mais precisamente da realidade brasileira, dentro da ótica do Direito Econômico, não se esquecendo das interfaces e das outras ciências afins. Dessa forma, procuramos contribuir com os profissionais das ciências jurídicas, bem como de outros campos do conhecimento, abordando de forma objetiva e peculiar temas polêmicos como: o conceito de empresa, a ditadura pós-moderna, o genocídio econômico, o fetiche das leis, os aumentos abusivos das tarifas dos serviços privatizados, bem como o estatuto da cidade e o planejamento.

O objetivo da obra é sair das temáticas recorrentes dos livros didáticos para enfrentar temas polêmicos de Direito Econômico. No mundo contemporâneo, as políticas econômicas praticadas pelos agentes privados e pelo Estado, o objeto do Direito Econômico, e normatizadas por esse ramo do Direito, são fundamentais na convivência dos povos, porque podem resultar em desenvolvimento sustentável e na existência digna, ou então, extermínio de raças, guerras civis ou em colonizações das políticas econômicas sempre causam controvérsias e o livro versa justamente sobre algumas.

Sobre os autores :

Washigton Peluso Albino de Souza é professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Presidente do Conselho Curador da Fundação Brasileira de Direito Econômico (FBDE). Autor de diversas obras jurídicas.

Giovani Clark é doutor e mestre em Direito Econômico pela UFMG. Professor dos cursos de mestrado e graduação da PUC Minas e Diretor-Presidente da Fundação Brasileira de Direito Econômico (FBDE).

______________

 Resultado :

  • Emerson Baldotto Emery, diretor corporativo da empresa Puras do Brasil, de Porto Alegre/RS
  • Ligia Miguel Rodrigues Costa, advogada do banco Unibanco S/A, de Cruzeiro/DF

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Vencedor em ação não pagará taxa judiciária no cumprimento de sentença

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024