Migalhas Quentes

Abrem hoje as inscrições para o Prêmio Sócio-Educando 3ª edição

27/5/2008


Atendimento socioeducativo

Abrem hoje as inscrições para o Prêmio Sócio-Educando 3ª edição

Premiar e dar visibilidade a experiências pioneiras e promissoras de execução de medidas socioeducativas a adolescentes em conflito com a lei é o objetivo do Prêmio Sócio-Educando – 3ª edição, que abre suas inscrições de 27/5 a 18/7 de 2008.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente - Ilanud/Brasil, a SEDH, o Unicef e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância - Andi.

Poderão se inscrever profissionais e instituições que atuam na área, em cinco diferentes categorias: acesso à Justiça, execução de medidas em meio aberto, execução de medidas em meio fechado, municipalização do atendimento socioeducativo e produção de conhecimento. A categoria "produção de conhecimento" está aberta para projetos acadêmicos e visa a incluir pessoas físicas.

As inscrições serão feitas pela internet, no site Socioeducando (clique aqui). Os interessados deverão preencher uma ficha com a categoria em que o projeto, programa ou pesquisa se enquadra. Efetuada esta primeira parte da inscrição, será apresentado um roteiro com informações específicas a serem enviadas, por correio, à Comissão Organizadora do Prêmio.

O Conselho Consultivo do Prêmio, selecionará os 15 finalistas que receberão visitas da Comissão Técnica, formada por especialistas, a fim de conferir credibilidade e transparência à decisão final. A Comissão Julgadora vai avaliar os relatórios das visitas técnicas e decidirá quem são os ganhadores e as possíveis menções honrosas.

Os vencedores terão a oportunidade de viajar em uma comitiva para conhecer um sistema socioeducativo modelo de outro país. As instituições primeiras colocadas ganham três computadores e, no caso de pessoas físicas na categoria "produção de conhecimento", será dado um computador para cada inscrito.

A cerimônia de premiação acontece em outubro de 2008, em Brasília/DF e contará com a presença de autoridades na área dos direitos humanos e da infância e juventude. Ao final da viagem ao exterior, será publicado um livro contendo todas as experiências premiadas nesta terceira edição, a ser distribuído em todo o Brasil.

Contexto do Prêmio

Neste ano de 2008 são celebrados os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 18 anos do ECA. É neste cenário que se insere o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, marco regulatório que traça parâmetros para a execução das medidas socioeducativas em nosso país.

A terceira edição do Prêmio Sócio-Educando vai mapear e dar visibilidade a práticas promissoras e bem sucedidas de socioeducação. Assim, outros profissionais e instituições que trabalham com adolescentes em conflito com a lei poderão replicar experiências positivas por todo o país. Deste modo, a implementação integral do Estatuto da Criança e do Adolescente será garantida.

Serviço:

Período de inscrições: de 27/5 a 18/7 de 2008

Maiores informações sobre o Prêmio: 0800 704 88 81

Site: https://www.socioeducando.org.br

__________________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025