Migalhas Quentes

OAB/SP e CIEE inauguram orientação jurídica para pessoas carentes

9/6/2008


Projeto

OAB/SP e CIEE inauguram orientação jurídica para pessoas carentes

Nesta terça-feira, 10/6, às 18h, na Rua Genebra 57/65, o cidadão sem posses terá mais um local especializado na capital paulista para sanar dúvidas sobre seus direitos e deveres. Numa parceria que reúne a OAB/SP e o CIEE será inaugurado o Projeto de Orientação Jurídica Gratuita à População Carente, que funcionará no Prédio do CIEE, próximo da Câmara Municipal de São Paulo, região central da cidade. "O trabalho é de orientação, o que não dispensa a atuação do advogado para as medidas que mostrarem-se necessárias", explica o presidente a OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

Para ele, essa parceria vem ao encontro das propostas defendidas pela Ordem, de atuar para ampliar a cidadania . “A orientação jurídica é importantíssima . Nas vezes que participei da Ação Global, por exemplo, lembro de encaminhamentos que fizeram a diferença na vida de uma pessoa. É o caso de uma senhora humilde que buscou orientação jurídica porque o genro havia construído uma casa no terreno dela e queria expulsá-la. Na ocasião, pude esclarecê-la que quem deveria pedir para ficar seria o genro, porque tudo o que está construído no terreno dela, legalmente lhe pertence.”, afirmou D'Urso.

O projeto, segundo o presidente da OAB SP também quer abrir frentes de trabalho para o estagiário de Direito .“Com a prática intensiva e supervisionada, o estudante pode tornar-se um profissional mais capacitado para defender os direitos do jurisdicionado e a sociedade carente ganha com a inclusão judiciária. Nessa orientação, o estudante pode colocar em uso todo o conhecimento acadêmico e doutrinário absorvido na faculdade”, destaca.

Os estagiários estarão sob a supervisão de advogados profissionais da OAB-SP para orientar a população sobre procedimentos jurídicos em todas as áreas de Direito Civil, Penal, Trabalhista e Familiar. Conforme D’Urso, além da orientação, as pessoas também serão encaminhadas a um advogado do Convênio de Assistência Judiciária para encaminhar seus pleitos na Justiça.

Participam da solenidade de abertura do Projeto, além do presidente da OAB SP, o presidente do Conselho Administrativo do CIEE, Paulo Nathanael Pereira de Souza; o presidente executivo do CIEE, Luiz Gonzaga Bertelli; e o presidente do TJ SP, desembargador Roberto Vallim Bellocchi, entre outras autoridades, professores e advogados. O evento contará com apresentação do Madrigal Sempre Em Canto, regido pela maestrina Regina Kinjo, que executará o Hino Nacional Brasileiro.

________________

 

 

 

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

STF fixa tese e delimita a condução de investigações penais pelo MP

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

Artigos Mais Lidos

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

Origem do terreno de marinha e a perda da finalidade

2/5/2024

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024