Migalhas Quentes

Resultado de Sorteio de obra "Usuários de Serviços Públicos"

7/8/2008


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear dois exemplares da obra "Usuários de Serviços Públicos" (520 p.), escrita por Cesar A. Guimarães Pereira, gentilmente oferecidos pela Editora Saraiva.

Sobre a obra:

Este livro demonstra que o usuário ocupa o ponto central da noção de serviço público. Caracteriza o serviço público não apenas como prestado ao usuário, mas também com o usuário e em função do usuário. O usuário não é uma figura passiva que se beneficia de uma atividade estatal, mas um agente por quem e para quem o serviço é concebido, organizado, prestado e controlado.

Com este enfoque, o livro propõe a compreensão do usuário como sujeito dotado de responsabilidade pelo seu desenvolvimento individual e pela proteção dos seus próprios interesses. Afasta a noção de mera proteção estatal do usuário, de cunho paternalista, para reforçar os mecanismos de participação e envolvimento próprios que levam o usuário a abandonar a posição de tutelado para assumir a condição de protagonista na oferta de serviços públicos. Os capítulos iniciais do livro produzem uma análise aprofundada da natureza dos vínculos entre o usuário e as estruturas responsáveis pela gestão e prestação dos serviços públicos.

A maior parte do texto dedica-se aos aspectos econômicos dos serviços públicos e sua relação com a posição jurídica dos usuários. Esse vínculo se traduz na idéia de direito ao serviço público, expressão à qual a obra atribui uma variedade de sentidos, complementares entre si.

Em primeiro lugar, examina o conteúdo jurídico do direito à existência do serviço público. Identificam-se as conseqüências jurídicas da identificação do serviço público como instrumento de realização de direitos e valores constitucionais fundamentais. Diversos tópicos são dedicados à análise dos problemas relacionados com a distribuição de recursos públicos e a chamada reserva do possível, propondo-se soluções práticas para o controle jurisdicional das escolhas alocativas e da oferta insuficiente de serviços públicos.

O segundo aspecto do direito do serviço público examinado neste livro refere-se aos direitos e deveres que caracterizam a posição jurídica do usuário em face do serviço público já criado e tornado disponível. Um capítulo específico define os limites para a aplicação do direito do consumidor aos serviços públicos, identificando de modo preciso os casos em que essa aplicação é possível e quais fundamentos correspondentes. O exame abrange aspectos de direito material e processual.

Ainda sob o ângulo dos direitos e deveres relativos ao serviço já configurado e disponível, o livro analisa de modo especial os problemas relacionados com a remuneração pelo serviço público. Trata do regime jurídico para estipulação de taxas e tarifas, das premissas para o desenvolvimento e a análise das políticas tarifárias e examina os problemas usualmente enfrentados pela jurisprudência, apontando soluções possíveis, inclusive sob o regime de parcerias público-privadas (PPP) e dos consórcios públicos. O método adotado baseia-se no exame de casos: tanto situações pontuais quanto áreas completas de serviço público são analisadas para o fim de dar aplicação prática às soluções teóricas desenvolvidas.

O capítulo final sintetiza as propostas do livro em um texto introdutório e treze proposições específicas e objetivas. Um extenso índice remissivo facilita a localização precisa das idéias lançadas ao longo da obra.

Sobre o autor:

Cesar A. Guimarães Pereira é mestre em Direito Tributário, doutor em Direito Administrativo pela PUC/SP. Professor de Direito Administrativo das Faculdades Integradas Curitiba. Advogado.

____________

 Resultado :

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Lei 14.846/24 e a nova medida especial de proteção ao trabalho realizado em arquivos, em bibliotecas, em museus e em centros de documentação e memória

29/4/2024

Correios são condenados pelo TST a pagar indenização de R$ 20 mil a empregado que sofreu 4 assaltos

29/4/2024