Migalhas Quentes

Lançamento de obra "Justiça"

19/8/2008


Lançamento

José Renato Nalini lança obra na Bienal do Livro de São Paulo

O presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini, lança nesta sexta-feira, 22/8 a obra "Justiça" (168 p.), publicação da Editora Canção Nova. O evento acontece a partir das 16h, na Bienal do Livro de São Paulo, no stand da editora, que fica na avenida 5, entre as ruas N e O.

Em "Justiça" o autor aborda de forma clara e detalhada as origens do conceito de justiça, trazendo reflexões sobre o assunto e suas possíveis definições. Nalini ainda comenta sobre os caminhos para o acesso efetivo da sociedade à justiça e se propõe a explicitar a necessidade da ética, os desafios atuais a serem enfrentados e as prováveis soluções, a fim de que seja cumprida a grandiosa missão de se realizar a justiça.

Sobre o autor:

José Renato Nalini é doutor e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo – USP. Docente universitário desde 1971 e, nas últimas décadas, dedicou-se ao estudo da Ética Geral e Profissional e da Filosofia, disciplinas que leciona regularmente na Faculdade de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP e no Centro Universitário Padre Anchieta - UniAnchieta. Desembargador do TJ/SP, no qual exerce suas funções junto à 1ª Câmara de Direito Público, sem prejuízo de integrar a Câmara Especial do Meio Ambiente e de ter sido eleito para o Órgão Especial como representante dos demais desembargadores, por força da democratização gerada pela EC 45/2004. Na Magistratura, na qual se encontra desde 1976, depois de uma experiência no Ministério Público como Promotor de Justiça, iniciada a partir de 1973, devotou-se à causa da formação de juízes, com ênfase nos atributos éticos dos profissionais encarregados de fazer incidir concretamente a lei às controvérsias. Presidente da Academia Paulista de Letras.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024