Migalhas Quentes

Presidente da AATSP é homenageada pela OAB/SP

A presidente da AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, Fabíola Marques, será homenageada pela seccional OAB/SP, com o Prêmio Maria Immaculada Xavier da Silveira.

5/9/2008


Prêmio

Presidente da AATSP é homenageada pela OAB/SP

A presidente da AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, Fabíola Marques, será homenageada pela seccional OAB/SP, com o Prêmio Maria Immaculada Xavier da Silveira.

A solenidade acontece na próxima terça-feira, 9/9, às 19h, no Salão Nobre da Seccional (Praça da Sé, 385, 1º andar). Conferida por meio da sua Comissão da Mulher Advogada e do Departamento de Evento e Cultura da OAB/SP, a premiação destaca nove mulheres advogadas que tiveram atuação relevante durante o ano por seus méritos e atitudes no campo profissional, que, em alguns casos não se restringem ao campo jurídico.

Neste ano, a solenidade integra as comemorações dos 75 anos de fundação da Ordem paulista. "É uma honra estar entre as laureadas de uma premiação tão significativa. Além de marcar a conquista da mulher por seu espaço, acontecimentos dessa natureza também permitem ressaltar que ainda há muito a ser feito para que as mulheres possam atuar dignamente e em iguais condições no mercado de trabalho", lembra Fabíola.

Fabíola, que é a primeira mulher a assumir a presidência da AATSP em 30 anos de existência da entidade, será homenageada com mulheres de pioneirismo histórico.

Entre elas estão as advogadas Lygia Fagundes Telles, escritora imortal da Academia Brasileira de Letras; Esther de Figueiredo Ferraz, primeira mulher a ser ministra de Estado e reitora no Brasil, e Chieko Aoki, advogada e empresária de rede hoteleira. "O prêmio faz um tributo à primeira mulher inscrita na OAB SP, Maria Immaculada Xavier da Silveira, e simboliza a mudança e a quebra de paradigmas da atuação da mulher brasileira no mercado de trabalho", explica o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

Segundo dados da OAB/SP, mais de 50% dos inscritos na Ordem paulista são mulheres; constituem a metade dos estudantes dos cursos de Direito em São Paulo; representam cerca de 40% da aprovação em concursos para a magistratura, sendo que 25% integram a Justiça Comum e 34% a Justiça do Trabalho, além de estar crescendo o número de ministras que nos Tribunais Superiores, uma revolução no Judiciário brasileiro.

Pioneirismo

A advogada Maria Immaculada Xavier da Silveira recebeu o número de inscrição 615, conquistado no dia 26 de janeiro de 1932, conforme a folha 11 do Livro número 1 de Atos dos Trabalhos da Diretoria da Seccional. A primeira advogada de São Paulo nasceu no dia 9 de setembro de 1900, na cidade de Piracicaba. Inscreveu-se na Faculdade de Direito de São Paulo, mais tarde incorporada pela USP, em 29 de janeiro de 1921 e colou grau em 23 de dezembro de 1925.

Fabíola Marques

Advogada, mestre e doutora em Direito do Trabalho pela PUC/SP, Fabíola Marques é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), em 30 anos de existência da entidade que congrega os especialistas do segmento em todo o Estado de São Paulo. Assumiu o cargo no dia 8 de novembro de 2006, eleita com 55% dos votos válidos. É Professora da Graduação em Direito do Trabalho da PUC/SP e ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Também ministra aulas no MBA-USP na área de Recursos Humanos (FIA/USP) e é professora convidada da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/SP, da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP e da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo - AATSP. Integrante da Asociación Iberoamericana de Derecho Del Trabajo y de la Seguridad Social, é membro da Comissão de Estudos em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho – OAB/SP.

As mulheres homenageadas pela OAB/SP são (em ordem alfabética):

_______________

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

25/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024