Migalhas Quentes

Juiz Francisco Dias é nomeado desembargador do TRF da 5ª região

O juiz federal Francisco Barros Dias, titular da 3ª Vara na Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, é o novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª região.

26/12/2008


Desembargador

Juiz Francisco Barros Dias é nomeado desembargador do TRF da 5ª região

O juiz federal Francisco Barros Dias, titular da 3ª Vara na Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, é o novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª região, que tem abrangência sobre seis Estados nordestinos (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe).

Assinada pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União e a posse está marcada para o próximo dia 12 de janeiro, às 17h30, no Salão do Pleno do TRF5 (Edifício Ministro Djaci Falcão – Av. Cais do Apolo, s/n – Bairro do Recife).

O magistrado ocupará a vaga aberta pela aposentadoria do desembargador federal Ubaldo Ataíde Cavalcante, ocorrida em outubro passado. Natural de Olho D'água do Borges/RN, Barros Dias construiu extensa carreira na área jurídica.

Em 1980, concluiu o curso de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com especializações em Direito do Trabalho e Direito Processual Civil, na UFRN e na Universidade de Brasília (UnB), além de Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Ainda fez cursos de aperfeiçoamento na University Of Auckland (Nova Zelândia), Universidade do Porto (Portugal) e Université de Limoges (França).

Exerceu atividades de escrivão, advogado, auxiliar judiciário, promotor de Justiça e juiz federal, desde 1987. Atuou no TRE/RN, de <_st13a_metricconverter w:st="on" productid="1989 a">1989 a 1993. É professor titular da UFRN, onde ministra a disciplina de Direito Processual Civil. Ao longo da carreira, o juiz Barros Dias recebeu inúmeras homenagens e condecorações, a exemplo do "Benemérito da OAB" (Conselho da OAB-RN), comenda "Alberto Maranhão" (Conselho Estadual de Cultura do Estado do RN) e medalha "Djalma Aranha Marinho" (Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região).

Também foi agraciado com os Títulos de Cidadão da capital potiguar "Cidadão Natalense" (Câmara Municipal de Natal), "Cidadão Areiabranquense" e "Cidadão Mossoroense", concedidos respectivamente pelas Câmaras Municipais de Areia Branca e Mossoró.

__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Procuradores podem ser indenizados por uso de carro próprio? STF julga

4/12/2025

STJ julga rescisória contra responsabilidade do Shopping 25 de Março por falsificados

4/12/2025

TRF-1 envia ao STF a análise do pedido para restabelecer prisão de Vorcaro

4/12/2025

STJ: Advogada cita Rui Barbosa ao defender medidas executivas atípicas

4/12/2025

STJ analisa competência para julgar ação de produto à base de cannabis

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025

O devido processo negocial-consensual da SecExConsenso TCU: Reflexões iniciais sobre a IN TCU 101/25

5/12/2025

2 de dezembro, o Dia do Advogado Criminal

4/12/2025

4º Congresso CESA: IA - Inteligência Artificial e os deveres fundamentais da advocacia e da prestação jurisdicional

4/12/2025

O risco da dupla legislação: Regimes específicos divididos entre a LC 214 e o PLP 108

4/12/2025