Migalhas Quentes

Lançamento da obra "Direito do Trabalho"

17/3/2009


Lançamento

Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico lançará "Direito do Trabalho"

"Direito do Trabalho" (272p.), título de autoria do juiz do TRT da 2ª região, Rodrigo Schwarz, será lançado no próximo dia 19/3, às 19h, pela Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico. O evento acontecerá na FNAC de Porto Alegre/RS (av. Diário de Notícias, 300, entrada G, nível Jockey - Barra Shopping Sul).



Sobre a obra :

A preocupação com o trabalho é bastante antiga: o embate entre o capital e o trabalho não é recente, e a formação histórica das sociedades, com a conseqüente divisão dessas entre dominantes e dominados, sempre teve por fundamento a transformação da atividade produtiva em trabalho desligado das outras esferas da vida e, portanto, alienado, contabilizado e imposto por aqueles que se aproveitam do fruto desse trabalho.

O Direito do Trabalho, nesse contexto, está diretamente relacionado ao processo de acumulação capitalista e à luta de classes: tem a sua gênese numa correlação de forças sociais. Revela-se, sobretudo, um mecanismo de manutenção da força de trabalho, inerente ao sistema capitalista: embora seja normalmente apresentado na forma de concessão ou dádiva do capital, o Direito do Trabalho está intrinsecamente relacionado com as exigências do próprio capital para a sua valorização e reprodução. O Direito do Trabalho, portanto, nem sempre tem como verdadeira finalidade o atendimento dos interesses dos trabalhadores; ao contrário, muitas vezes segue os caminhos traçados pelo capitalismo.

No entanto, num contexto em que o Direito do Trabalho estabelece um vínculo entre o capital e a força de trabalho, calcado em ações de efetiva intervenção na realidade social, esse, muitas vezes, atua, em face do embate social, no sentido de satisfazer determinadas carências e interesses dos trabalhadores, e não apenas os interesses do capital.

Sobre o autor :

Rodrigo Garcia Schwarz é doutorando em Direito Social pela Universidad de Castilla – La Mancha (Espanha). Ingressou no TRT da 4ª Região (Rio Grande do Sul) como Juiz do Trabalho Substituto, em 2001. Atualmente é Juiz do Trabalho no TRT da 2ª Região (São Paulo) e professor universitário (graduação e pós-graduação), bem como da Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul. Tem diversos artigos publicados em revistas especializadas na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário.

___________








______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025