Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito Autoral – conceitos essenciais"

24/4/2009


Sorteio de obra

Para comemorar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, Migalhas sorteia a obra "Direito Autoral – conceitos essenciais" (Manole – 265p.), escrita pelo saudoso especialista em Direito Autoral, Otávio Afonso. O título doado gentilmente pela editora Manole apresenta os apectos históricos e aborda a proteção de obras em ambiente digital, a legislação nacional e os principais tratados internacionais que regulam a proteção da criação intelectual.

Sobre a obra :

"Direito autoral: conceitos essenciais" é uma publicação que dá contornos objetivos para o tema, com uma linguagem acessível e clara. Sem dúvida terá uma aceitação mais ampla pelo setor autoral brasileiro. O principal sujeito da proteção autoral conferido pela legislação nacional é o criador de obra protegida: o compositor, o músico executante, o escritor, o programador de software, entre tantos outros. Esses agentes – em face da linguagem rebuscada utilizada na literatura especializada - não conseguem exercer objetivamente os direitos conferidos pela lei, tendo seus interesses prejudicados e sendo afastados do processo de aperfeiçoamento dos direitos autorais em nosso país.

As questões relacionadas aos Direitos Autorais desempenham um importante papel no complexo mundo das comunicações modernas e tem incidência em todas as áreas de atuação do chamado Terceiro Setor. O objetivo principal da proposta, portanto, é fomentar e contribuir para a consolidação de uma cultura de propriedade intelectual, facilitar o acesso e intercâmbio de informações neste campo, difundindo os fundamentos básicos que orientem os criadores nacionais a exercerem os reais benefícios da legislação autoral brasileira. Além do que, a propriedade intelectual, e, conseqüentemente os direitos autorais, são a espinha dorsal das indústrias criativas, setor que hoje contribui com mais de 6% do PIB, e sinaliza um crescimento diferenciado e de aumento gradativo em relação aos outros setores da economia.

(...)

Finalmente, a publicação encerra sua viagem passando pelos aspectos internacionais de Direito de Autor, nominando as funções e competências de organismos como a Organização Mundial de Comércio (OMC), a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) e vários outros sítios nos quais a matéria é estudada.

Sobre o autor :

Otávio Afonso foi formado em Comunicação Social (Jornalismo) pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Pussuia cursos de formação na área autoral promovidos pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), com sede em Genebra. Foi coordenador geral de Direito Autoral do Ministério da Cultura. Foi delegado brasileiro na Reunião de Consultas Regionais para os países da América e Caribe.


_______________

 Ganhadora :

Cristiana Roquete Luscher Castro, advogada do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, de Belo Horizonte/MG


______________


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025