Migalhas Quentes

TJ/ES elege juiz Benício Ferrari para o cargo de desembargador

O juiz Benício Ferrari foi eleito hoje o novo desembargador do TJ/ES. A sessão extraordinária do Tribunal Pleno aconteceu no final da tarde de ontem, 19/5. Seguindo o princípio da alternância a eleição foi pelo critério de antiguidade. O nome de Ferrari foi submetido à aprovação dos desembargadores que compõem o Tribunal Pleno e ele recebeu a unanimidade, 19/5, de votos favoráveis à sua eleição.

20/5/2009


Novo desembargador

TJ/ES elege juiz Benício Ferrari para o cargo de desembargador

O juiz Benício Ferrari foi eleito ontem, 19/5, em sessão extraordinária, o novo desembargador do TJ/ES. O nome de Ferrari foi submetido à aprovação dos desembargadores que compõem o Tribunal Pleno e ele recebeu a unanimidade. A escolha seguiu o princípio da alternância e a eleição foi pelo critério de antiguidade.

A votação foi aberta e fundamentada e os desembargadores destacaram a trajetória profissional e o perfil pessoal do novo desembargador, enaltecendo traços do caráter e da personalidade do magistrado. O Presidente em exercício do TJ/ES, desembargador Alvaro Manoel Rosindo Bourguignon, ao proferir o seu voto, dirigiu-se a Ferrari e destacou:

"este é um dos votos que proferi com maior tranquilidade porque tenho a convicção firme da integridade e retidão de caráter de V.Exª".

O desembargador eleito destacou que este é, sem dúvida, o momento mais esperado de sua carreira e contou um pouco da sua trajetória de 56 anos de serviço público e mais de 25 anos de magistratura:

"Eu comecei a minha vida trabalhando na roça, lá conheci um desembargador do Rio de Janeiro e, naquele momento, decidi que também seria desembargador". Ferrari ressaltou que a sua prioridade no Tribunal de Justiça será "fazer justiça e cumprir e fazer cumprir a lei".

O novo desembargador é titular da Vara Privativa dos Registros Públicos, com competência para Meio Ambiente, de Vitória. É graduado em Direito pela UFES e pós graduado em Direito Civil e Processo Civil.

Benício Ferrari já foi bancário e Procurador do Município de Colatina. Advogou para grandes empresas de transporte do Espírito Santo. Aprovado em 4º lugar entre 11 aprovados para o concurso de juiz, ingressou na magistratura em 1982. Em 17 de dezembro do mesmo ano, foi empossado como juiz substituto em Colatina. Judicou nas Comarcas de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Itapemirim, Conceição do Castelo, Marataízes, Guarapari, Afonso Cláudio, Ibiraçu, Iúna, Ibatiba e Rio Novo do Sul, onde foi o primeiro juiz.

Foi promovido a Juiz de Direito das Comarca de Santa Leopoldina (1ª Entrância), Aracruz (2ª Entrância) e Linhares (3ª Entrância). Também atuou nas comarcas de Colatina, Vila Velha, Cariacica, Serra e Vitória.

O juiz Benício ministrou aulas de Introdução a Ciência do Direito na Ufes, como professor substituto.

No TJ/ES, o magistrado já substituiu os desembargadores José Eduardo Grandi Ribeiro, Renato de Mattos e Alinaldo Faria de Souza.

Benicio Ferrari atuou por duas vezes como Juiz Corregedor, por diversas vezes como Juiz Eleitoral em diferentes Zonas Eleitorais e foi diretor de fóruns, inclusive do Fórum de Vitória.

O desembargador eleito Benicio Ferrari é casado com Leozira Bourguignon Ferrari e tem três filhos: Viviane, Benício Ferrari Júnior e Bianca.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025