Migalhas Quentes

TJ/MT - Protocolo Expresso registra grande número de atendimentos

O Protocolo Expresso, instalado no Fórum da Comarca de Cuiabá, entrou em funcionamento há apenas dois meses e já apresenta números surpreendentes. No primeiro mês de sua instalação (junho) 1.709 ações foram protocolizadas, em julho os números subiram para 4.985 e em agosto chegaram a 12.487 atendimentos, de acordo com a Diretoria-Geral do Fórum.

26/8/2009


Drive-Thru

TJ/MT - Protocolo Expresso registra grande número de atendimentos

O Protocolo Expresso, instalado no Fórum da Comarca de Cuiabá, entrou em funcionamento há apenas dois meses e já apresenta números surpreendentes. No primeiro mês de sua instalação (junho) 1.709 ações foram protocolizadas, em julho os números subiram para 4.985 e em agosto chegaram a 12.487 atendimentos, de acordo com a Diretoria-Geral do fórum.

O diretor do Foro, juiz Alberto Pampado Neto, explica que o procedimento é diferenciado em relação ao protocolo convencional, ou seja, funciona por meio do sistema de drive-thru. "Estamos colhendo ótimos resultados. Celeridade, comodidade e segurança no sistema são notados rapidamente", afirmou o magistrado.

O Protocolo Expresso, instituído pelo Provimento nº 23/2009 da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, funciona em um anexo a uma das entradas do Fórum Desembargador José Vidal e atende entre 12h e 18h, de segunda à sexta-feira. Até cinco petições podem ser protocolizadas de uma só vez.

Entre os feitos que podem ser recebidos no Protocolo Expresso estão as ações dos Juizados Especiais (impetradas até 2008), os feitos cíveis, criminais, bancários, fazendários e de família, desde que as ações estejam em andamento. "A opção aumentou a procura pela Justiça. Nosso trabalho continua crescendo e de grande responsabilidade", destacou a gestora geral, Ana Rita Gonçalves Pinheiro.

O sistema também oferece o Protocolo Integrado que pode ser enviado a qualquer Comarca do Estado. Em dois minutos a Advogada Valery Veras, por exemplo, protocolizou uma petição para a Comarca de Vila Rica (a 1.259 km ao noroeste de Cuiabá). "A eficiência é de 80 a 90%. O Protocolo Integrado e o Protocolo Expresso ajudam muito. Economia, celeridade... Foi a melhor coisa que já fizeram", elogiou.

"Quando não preciso de outros serviços, dou andamento às ações daqui de dentro do carro", disse o advogado Evan Corrêia da Costa. Já o bacharel em Direito, Jeanderson Bosco, fez um comparativo entre o tempo gasto no Protocolo Expresso e no Protocolo tradicional. "No expresso, gasto cerca de cinco minutos para o limite de ações (cinco). No convencional seriam cerca de 30, 40 minutos".

________________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025