Migalhas Quentes

Presidente da OAB/SP comenta o Dia da Justiça

O Judiciário paulista nasceu no Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná, instalado em 3 de fevereiro de 1874, que precedeu o TJ, previsto na Constituição de 1891 e criado pela Lei Paulista de Organização do Judiciário, do mesmo ano.

8/12/2009


Dia da Justiça

Presidente da OAB/SP comenta o Dia da Justiça

Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB/SP, fala da importância da Justiça.

_____________

O Judiciário paulista nasceu no Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná, instalado em 3 de fevereiro de 1874, que precedeu o TJ, previsto na Constituição de 1891 e criado pela Lei Paulista de Organização do Judiciário, do mesmo ano.

Ao longo desse tempo, a história da Justiça em nosso Estado vêm sendo escrita por um qualificado quadro de julgadores, dotados de espírito cívico, construtores de avançada jurisprudência, compromissados com a cidadania e com a edificação do Estado de Direito.

A despeito da história grandiosa de nosso Judiciário, hoje enfrentamos problemas graves, como da morosidade. Temos uma carga de 18 milhões de processos em tramitação para uma estrutura humana e material que não consegue dar vazão às ações em um prazo justo para o jurisdicionado. São 6, 8 10 anos de espera para o cidadão que buscou na Justiça a reparação de um dolo sofrido.

Faltam recursos para fazer a Justiça andar. Por isso mesmo temos defendido a autonomia financeira do Judiciário paulista, como prevê a EC 45, aplicando-se o valor das custas exclusivamente na Justiça. Sem os devidos investimentos, São Paulo, que responde pela metade do movimento do Judiciário nacional, não conseguirá terminar sua informatização. Na era do processo digital, ainda temos cidades, com mais de 300 mil habitantes, nas quais a Justiça usa agulha e barbante.

Os recursos orçamentários também são para que o Tribunal consiga aumentar o número de quadro de magistrados, contratar e treinar novos funcionários, ampliar a estrutura, uma vez que temos 200 varas autorizadas no Estado e não instaladas porque os recursos são insuficientes.

Neste momento, em que o TJ/SP, escolha uma nova cúpula, tendo à frente o desembargador Viana Santos, temos a convicção de que se renova também o empenho, ensejado por seus antecessores, de lutar para que o Judiciário tenha os recursos necessários para cumprir seu papel de servir ao bem comum. Nessa importante missão se somam os 300 mil advogados de São Paulo.

Luiz Flávio Borges D'Urso
Presidente da OAB/SP

_____________

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Justiça alonga dívidas rurais e mantém imóveis como impenhoráveis

4/12/2025

Justiça anula contrato de multipropriedade por atraso e manda devolver valores

4/12/2025

Dino leva acordos de leniência da Lava Jato ao plenário físico do STF

4/12/2025

Câmara aprova PL que limita decisões individuais de ministros do STF

4/12/2025

Obra jurídica sobre diretores estatutários é lançada em São Paulo

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Litigância abusiva em família: O processo como arma de guerra

4/12/2025

Nova lei da prisão preventiva: Análise inicial

4/12/2025

O que é recuperação extrajudicial e por que ela pode salvar sua empresa sem exposição

4/12/2025

Como o streaming reescreveu o CDC sem perguntar ao consumidor

4/12/2025

Crimes digitais e responsabilidade penal na criptoeconomia brasileira

4/12/2025