sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Guillermo Glassman
result.title

Guillermo Glassman

Migalheiro desde agosto/2021.

Advogado, professor e pesquisador com experiência em Direito Público, Propriedade Intelectual e Regulação da Saúde. Doutor em Direito Administrativo pela PUCSP, pesquisador do pós-doutorado da Faculdade de Direito da USP, é sócio do L.O. Baptista Advogados, diretor jurídico da ABFMED, Coordenador do Curso de Direito de Life Sciences da Escola de Negócios da Câmara de Comércio Brasil Canadá - CCBC e autor dos livros Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo de Medicamentos e Direito de Life Sciences (ed. Thoth, 2020 e 2025).

Migalhas de Peso
segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Trade dress no Brasil: Por que regulamentar é bom para todos?

No Brasil, o conceito garante a identidade visual de produtos, mas a ausência de registro formal cria insegurança e altos custos judiciais.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 8 de setembro de 2025

O paradoxo da CMED: De estímulo à concorrência a fator de exclusão no mercado farmacêutico

Guillermo Glassman, Elcio Luís Bordignon e Daniela Cristina Bruschi de Mattos
O controle de preços da CMED, criado para proteger o consumidor, tem gerado multas desproporcionais que afetam a concorrência e ameaçam o abastecimento do SUS.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 20 de março de 2025

Direito de life sciences: Uma nova fronteira jurídica da inovação em saúde

O direito de Life Sciences se consolida no Brasil com a criação do primeiro curso estruturado, refletindo a crescente demanda por especialistas no setor regulado.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Direitos ou privilégios: a batalha pela extensão da vigência de patentes no Brasil

Ao julgar a ADIn 5.529 o STF limitou a vigência das patentes brasileiras a 20 anos, eliminando o prazo adicional concedido pelo parágrafo único do art. 40 da LPI, que era aplicado como uma compensação pela demora no exame de pedidos de patente pelo INPI.