quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. João Vitor Calabuig Chapina Ohara
result.title

João Vitor Calabuig Chapina Ohara

Migalheiro desde abril/2021.

Associado da área de Societário e Mercado de Capitais do TN Advogados. Advogado, pós-graduando em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas - FGV Law e bacharel em direito pela FDRP - USP RP.

Migalhas de Peso
terça-feira, 1 de outubro de 2024

Resolução CVM 88/22: Uma leitura a partir das operações de securitização

O rito de ofertas públicas presente na Resolução CVM 88/22 é uma alternativa menos burocrática e econômica para pequenas empresas que desejam acessar o mercado de capitais. Contudo, ainda carecem esclarecimentos por parte da CVM em relação às operações de securitização que utilizam deste rito
Migalhas de Peso
sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Resoluções CVM 178 e 179: Inovações regulatórias nas assessorias de investimento

As Resoluções CVM 178 e 179 reformam o mercado de assessoria de investimentos, trazendo inovações nos tipos societários e buscando democratizar o setor e aumentar os investimentos.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Quotas preferenciais e o direito de voto nas sociedades limitadas

Em razão da importância funcional das ações preferenciais sem direito ao voto, muitos defendem a utilização do instituto também nas sociedades limitadas, porém tal transplante não se mostra possível tendo em vista a incompatibilidade da estrutura legal atrelada às sociedades limitadas, nas quais o direito de voto é essencial.
Migalhas de Peso
sábado, 22 de junho de 2024

Órgãos da administração em diferentes estruturas societárias

Sociedades personificadas se distinguem de seus sócios, sendo administradas por estes, por terceiros ou por diretoria e conselho de administração, conforme complexidade e porte.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 20 de junho de 2024

A necessidade de escritura pública para constituição de alienação fiduciária em garantia

Corregedor modifica entendimento sobre competência do CNJ para regulamentar o tema e determina provimento em prejuízo do ambiente de negócios nacional.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 5 de abril de 2021

Consolidando o conflito formal na jurisprudência brasileira

A influência da jurisprudência regulatória (CVM) no julgamento sobre conflitos de interesse pelo STJ vem consolidar a opção pelo conflito formal como regra do artigo 115 da LSA.