Procurador Municipal. Mestrando em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela UFScar. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública.
O estudo aborda o dever dos entes públicos de gerir os lixões, destaca medidas de recuperação ambiental e reforça a urgência de práticas eficazes para uma gestão sustentável dos resíduos no Brasil.
O artigo discute os critérios da DN CONSEMA 01/24 para que municípios licenciem atividades de alto impacto, destacando o federalismo cooperativo e a necessidade de estrutura técnica qualificada.
O texto analisa a compensação ambiental ex ante e ex post, destacando sua função preventiva e reparadora na proteção ecológica e no desenvolvimento sustentável no Brasil.
O artigo analisa a extrafiscalidade tributária como instrumento de incentivo à proteção ambiental, ressaltando a importância de alinhar benefícios fiscais à responsabilidade e equilíbrio fiscal.
O artigo aborda o TAC ambiental como ferramenta extrajudicial de proteção ecológica, destacando o papel do advogado público na garantia da legalidade, eficácia e prevenção de retrocessos ambientais.