Mestre em Educação
Esp. em D.Constitucional, D.do Trabalho, D..Eleitoral, D. Público; Licitações e Contratos Administrativos
Procurador Jurídico
Professor de Direito na UNISEPE Educacional
A reforma tributária introduz o split payment, um sistema que retém tributos na fonte no momento da transação, reduzindo sonegação e facilitando a arrecadação.
A reforma tributária adota a não cumulatividade ampla, reduzindo impostos em cascata e tornando a tributação mais justa. Veja como isso impactará sua empresa!
A reforma tributária impõe desafios à advocacia, elevando a carga fiscal. Planejamento e reestruturação serão essenciais para manter a competitividade dos escritórios.
O Simples Nacional segue essencial para micro e pequenas empresas com a LC 214/25. A nova lei permite tributar CBS e IBS separadamente, gerando créditos, mas exige planejamento contábil.
A LC 214/25 altera regimes tributários com a criação do CBS e IBS. Empresas do Lucro Presumido terão direito a créditos fiscais, mas prestadoras de serviços enfrentarão aumento da carga tributária.
Alguns clientes foram surpreendidos com cobranças, a partir de janeiro de 2021, como dos reajustes dos planos de saúde com vencimentos entre setembro a dezembro de 2020, e se surpreenderam com os valores. É preciso tomar alguns cuidados.