sexta-feira, 22 de outubro de 2021

COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Objeto(s) do contrato?

Objeto(s) do contrato?

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A leitora Bianca de Souza Silva envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas

"Caro Professor, Qual seria o correto: '...executar os serviços objeto desse contrato' ou '...executar os serviços objetoS desse contrato', com a concordância no plural (como fazemos, por exemplo, na expressão 'Nem tudo são flores', ainda que a estrutura das orações não seja a mesma)? Obrigada."

Envie sua dúvida


1) Vários leitores indagam sobre um mesmo assunto, em estruturas como as que seguem: a) "... serviços objeto do contrato..."; b) "... serviços objetos do contrato..."; c) "... as matérias que foram objeto de apreciação..."; d) "... as matérias que foram objeto de apreciação..."?

2) Quando se tem uma estrutura com verbo de ligação, nos moldes dos exemplos dados, e o sujeito é plural, o complemento (predicativo do sujeito) pode ficar no singular ou no plural, independentemente de haver alguma variação no sentido.. Exs.: a) "Os escândalos do Congresso foram assunto do dia"; b) "Os escândalos do Congresso foram assuntos do dia"; c) "Os novos produtos foram sucesso instantâneo"; d) "Os novos produtos foram sucessos instantâneos".

3) E, quando no predicativo do sujeito se tem o vocábulo alvo ou a palavra objeto, a situação não se altera, de modo que são corretos todos os exemplos a seguir: a) "As matérias foram alvo de apreciação"; b) "As matérias foram alvos de apreciação"; c) "As matérias foram objeto de apreciação"; d) "As matérias foram objetos de apreciação".

4) Vamos estender um pouco mais os exemplos por último referidos, em estruturas sintáticas igualmente corretas: a) "As matérias que foram alvo de apreciação não foram publicadas"; b) "As matérias que foram alvos de apreciação não foram publicadas"; c) "As matérias que foram objeto de apreciação não foram publicadas"; d) "As matérias que foram objetos de apreciação não foram publicadas".

5) Nos exemplos por último citados, para não repetir o verbo ser desnecessariamente, vamos excluí-los e ver que são também corretas as estruturas resultantes: a) "As matérias alvo de apreciação não foram publicadas"; b) "As matérias alvos de apreciação não foram publicadas"; c) "As matérias objeto de apreciação não foram publicadas"; d) "As matérias objetos de apreciação não foram publicadas".

6) Voltemos aos exemplos das consultas: a) "...executar os serviços objeto desse contrato" (correto); b) "...executar os serviços objetos desse contrato" (correto); c) "... imóveis objeto do contrato..." (correto); d) "... imóveis objetos do contrato..." (correto); e) "... as matérias foram objeto de apreciação..." (correto); f) "... as matérias foram objetos de apreciação" (correto).

Atualizado em: 15/2/2011 10:25