terça-feira, 20 de abril de 2021

COLUNAS

Publicidade

No sentido de... - Está correto?

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A leitora Clarice Prado envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Professor é correto o emprego da expressão no sentido de na frase: 'Um exército de estudiosos e vernaculistas engajou-se no sentido de preservar as excelências e galas da língua portuguesa'. Obrigado."

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga se é correto o emprego da expressão no sentido de em frases como a seguinte: "Um exército de estudiosos e vernaculistas engajou-se no sentido de preservar as excelências e galas da língua portuguesa".

2) Vejam-se, de início, os seguintes exemplos: a) "O acidente bloqueou a Rodovia Fernão Dias no sentido de Belo Horizonte"; b) "Não tem plural o verbo 'haver' no sentido de 'existir'"; c) "A Justiça Eleitoral precisa modernizar-se no sentido de agilizar os julgamentos".

3) E, então, se passe a constatar: a) no primeiro exemplo, a expressão significa na direção de; b) no segundo exemplo, pode ser substituída por na acepção de; c) no terceiro exemplo, quer dizer apenas para.

4) Pois bem: os gramáticos têm entendido pela correção integral dos dois primeiros casos, mas têm condenado o uso dessa expressão para significar apenas para.

5) Assim, Josué Machado se posta contra o emprego dessa expressão "supostamente solene... em lugar do conciso para", em frases como, por exemplo, "Estou envidando esforços no sentido de..."

6) Laurinda Grion também dá como incorreto seu uso em tais casos, preconizando sua substituição por para, justificando que, "neste caso, não é preferível o uso da expressão no sentido de, porque ela indica direção, ao passo que a ideia da frase é finalidade", motivo por que "para é o melhor vocábulo".

7) Voltando, na prática, à frase da consulta: a) "Um exército de estudiosos e vernaculistas engajou-se no sentido de preservar as excelências e galas da língua portuguesa" (errado); b) "Um exército de estudiosos e vernaculistas engajou-se para preservar as excelências e galas da língua portuguesa" (correto).

Atualizado em: 8/1/2014 07:45

Publicidade