MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. STJ decide que não são devidos honorários advocatícios em Incidente de Desconsideração de Personalidade Jurídica (IDPJ)

STJ decide que não são devidos honorários advocatícios em Incidente de Desconsideração de Personalidade Jurídica (IDPJ)

O caso concreto debateu se seriam devidos honorários sucumbenciais em virtude de decisão que havia rejeitado o aludido incidente oposto por conta da extinção irregular de uma empresa, sem deixar bens passíveis de penhora.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Atualizado às 07:56

t

Pela maioria de votos, a Terceira Turma do Colendo Superior Tribunal de Justiça (STJ), dando provimento ao Recurso Especial, deliberou que não cabe condenação em honorários advocatícios de sucumbência na decisão que julga o pedido de Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica.

O caso concreto debateu se seriam devidos honorários sucumbenciais em virtude de decisão que havia rejeitado o aludido incidente oposto por conta da extinção irregular de uma empresa, sem deixar bens passíveis de penhora, sendo buscado por intermédio desse procedimento previsto em lei o atingimento dos bens particulares dos sócios, até o limite da dívida contraída pela pessoa jurídica.

Para a relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, a condenação ao pagamento da verba honorária geralmente baseia-se no primado da sucumbência. Contudo, in casu, por conta do encerramento irregular da sociedade, e mesmo sem a inclusão dos sócios no polo passivo da ação principal, a julgadora considerou que estes deram causa à instauração do incidente pelo fato de não terem promovido a baixa nos registros competentes, não restando outra alternativa para tentativa de recebimento do crédito, motivo pelo qual deu provimento o Recurso Especial para afastar a condenação ao pagamento de honorários sucumbenciais em favor dos patronos da recorrida.

Por sua vez, o ministro Marco Aurélio Bellizze enfatizou que jurisprudência do Superior Tribunal harmoniza ambos os princípios da sucumbência e da causalidade, conferindo justiça à distribuição dos ônus sucumbenciais, instaurando a divergência não quanto ao resultado na apreciação recursal, mas no tocante à fundamentação. Para ele, a discussão é desnecessária, na medida em que o decisório de primeira instância não consta do rol taxativo do artigo 85, caput e § 1º, do CPC/15, possuindo natureza interlocutória e não de sentença, com arrimo no artigo 136 do mesmo codex, confirmando a impertinência de fixação de honorários em IDPJ, cuja pretensão pontuou se consubstanciar em "juridicamente impossível."

Além disso, destacou que o incidente deve ser manejado em situações excepcionais, desde que comprovados o desvio de finalidade ou confusão patrimonial (CC, artigo 50), não sendo razoável se atribuir ao sócio a responsabilidade pela sua promoção, sob pena de se concluir que ele será sempre o "causador" do incidente, o que segundo ele, deve ser verificado caso a caso, acabando por discordar da relatora também quanto a este tópico, mas, ao final, restabelecendo o entendimento de primeiro grau, igualmente reconheceu o descabimento de honorários advocatícios em decisões interlocutórias que resolvem Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica, indo ao encontro da jurisprudência sedimentada quanto ao tema à luz do CPC/73, o que foi seguido pelo voto-vista do Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva.

Acompanharam ainda a divergência e o voto condutor os ministros Paulo de Tarso Sanseverino e Moura Ribeiro (Presidente), ficando vencida a ministra Nancy Andrighi.

Em 02 de julho de 2020, o processo transitou em julgado, tendo sido, na mesma data, baixado ao Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.

_________

Processo: REsp 1.845.536

_________

*Fernando Brandão Whitaker é sócio do escritório De Vivo, Castro, Cunha, Ricca e Whitaker Advogados.

*Gustavo Abrão Iunes é advogado do escritório De Vivo, Castro, Cunha, Ricca e Whitaker Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca