MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. STF retoma julgamento para definir sobre a exclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB

STF retoma julgamento para definir sobre a exclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB

A expectativa é que o STF confirme o entendimento consolidado pelo STJ em 2019, em sede de recurso repetitivo, e determine a exclusão do ICMS da base de cálculo da CPRB.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Atualizado às 10:09

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O Supremo Tribunal Federal dará continuidade ao julgamento do RE 1187264, tema 1048 da repercussão geral, para definir a possibilidade de exclusão do ICMS da base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB). O julgamento foi retomado na sessão virtual do Plenário que ocorrerá durante os dias 12/2/21 a 23/2/21.

Até o momento, três ministros se posicionaram favoravelmente à tese da exclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB e quatro ministros votaram contra.

A orientação favorável aos contribuintes foi liderada pelo relator, ministro Marco Aurélio, que defendeu que a discussão estaria compreendida na tese fixada no RE 574.706 (Tema 69 da Repercussão Geral), quando o Plenário declarou que o ICMS não compõe a base de cálculo para incidência do PIS e da Cofins. De acordo com o  ministro, a aplicação do racional fixado naquele leading case residiria nas semelhanças semânticas existentes entre a receita bruta, de um lado, e o faturamento, de outro. Esse entendimento foi seguido pela ministra Cármen Lúcia, então relatora do RE 574.706, e pelo ministro Ricardo Lewandoswki.

A divergência foi inaugurada pelo ministro Alexandre de Moraes, que além de considerar que a receita bruta compreenderia os tributos sobre ela incidentes, salientou que a adesão à sistemática da CPRB seria facultativa, em detrimento à contribuição sobre a folha de pagamentos. Sob esse raciocínio, a exclusão do ICMS da base de cálculo da CPRB significaria a ampliação imotivada de um benefício fiscal. Os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli e Gilmar Mendes assentiram com esse entendimento.

No entanto, entendemos que temos argumentos para afastar essa leitura, defendendo que o regime da desoneração da folha de salários não é um benefício fiscal.

Isso porque, a configuração de benefício fiscal pressupõe a existência concomitante de dois elementos: (i) a previsão da redução/eliminação de determinado ônus tributário; e principalmente, (ii) a facultatividade da escolha do contribuinte pelo regime (ordinário ou extraordinário, com a aplicação do benefício fiscal) que lhe convém.

Com relação ao regime da desoneração da folha de salários (CPRB), vale ressaltar que trata-se de um regime de incidência da contribuição e não deve ser tratado como um benefício fiscal, uma vez que (i) esse regime foi implementado dentro do chamado Plano Brasil Maior, uma nova política industrial brasileira que reduz a alíquota de 20% para a Previdência Social; (ii) trata-se de uma substituição de regime de tributação aplicável (ao invés de 20% sobre a folha, aplicação da alíquota de 1% sobre a receita bruta); (iii) a legislação não trata essa substituição de alíquota e base de cálculo como um benefício fiscal, mas sim como um regime de incidência diferenciado implementado visando favorecer a formalização das relações de trabalho; e (iv) está em consonância ao disposto no artigo 195, parágrafo 9º da Constituição Federal (redação antes da EC 103/19).

Quanto à sua facultatividade na adesão, convém ressaltar que a lei 12.546/11 sofreu inúmeras alterações desde sua edição pela medida provisória 540/11. Por oportuno, durante o período compreendido entre a instituição da contribuição em 3.8.2011 (MP 540/11) e 30.11.2015 (antes da vigência da lei 13.161/15), o regime de tributação das pessoas jurídicas pela CPRB, elencadas nos dispositivos dos artigos 7º e 8º, foi compulsório e impositivo (artigo 4º do decreto 7.828/12), conforme indicam os imperativos "incidirá" e "contribuirão" do referido texto legal.

Enfim, a consolidação de um entendimento favorável aos contribuintes nos autos do RE 1.187.264 ensejará outro questionamento: os ministros deverão definir qual a parcela do ICMS que deve ser excluída da CPRB. Essa possibilidade já foi prenunciada pelo TRF-4ª Região que, considerando o entendimento firmado pelo STJ nos autos do REsp 1.624.297, afetou o Incidente de Arguição de Inconstitucionalidade 5035825-72.2017.4.04.0000, para definir se o ICMS a ser excluído da base de cálculo da CPRB é o destacado ou o recolhido. Agora, também o Tribunal deverá aguardar a conclusão do julgamento no STF para, então, ratificar a tese e prosseguir com essa análise.

A expectativa é que o STF confirme o entendimento consolidado pelo STJ em 2019, em sede de recurso repetitivo, e determine a exclusão do ICMS da base de cálculo da CPRB. O cenário contrário, no entanto, reclamaria a modulação dos efeitos do novo entendimento, tendo em vista a superação da jurisprudência atualmente vigente no âmbito do STJ.

_____________

*Este artigo foi redigido meramente para fins de informação e debate, não devendo ser considerado uma opinião legal para qualquer operação ou negócio específico. 

© 2021. Direitos Autorais reservados a PINHEIRO NETO ADVOGADOS

 

Cristiane Ianagui Matsumoto

Cristiane Ianagui Matsumoto

Sócia do escritório Pinheiro Neto Advogados.

Nayanni Enelly Vieira Jorge

VIP Nayanni Enelly Vieira Jorge

Associada de Pinheiro Neto Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca